Meteorologia

  • 19 MAIO 2022
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 29º

Segurança Social. Acerto ao IRS das pensões só será feito em março

Contudo, será com retroativos a janeiro de 2022. No caso das pensões da CGA, o acerto será feito já em fevereiro.

Segurança Social. Acerto ao IRS das pensões só será feito em março
Notícias ao Minuto

16:32 - 26/01/22 por Notícias ao Minuto

Economia Pensões

A Segurança Social só fará o acerto ao IRS das pensões em março, mas com efeitos retroativos a janeiro de 2022, avançou o Público e confirmou o Notícias ao Minuto junto do Ministério do Trabalho.

"No caso das pensões pagas pela Segurança Social, o pagamento de março será feito com as tabelas revistas, igualmente com efeitos a janeiro de 2022", adiantou fonte da tutela.

No caso das pensões pagas pela Caixa Geral de Aposentações (CGA), as pensões de fevereiro "terão em conta as novas tabelas de retenção na fonte, com efeitos retroativos a janeiro de 2022".

As tabelas de retenção na fonte do IRS foram retificadas para salvaguardar que a atualização das pensões, que começou a ser processada em janeiro, não é absorvida pelo imposto, garantindo um aumento líquido do rendimento mensal.

Esta retificação das tabelas de retenção na fonte tornou-se necessária depois de ser ter verificado que as inicialmente publicadas para vigorarem no continente e na Região Autónoma dos Açores em 2022 não acautelavam as situações em que o aumento decorrente da atualização das pensões pudesse levar a uma subida na taxa de retenção do IRS e fazer com que, no final do mês, o pensionista recebesse menos dinheiro.

Leia Também: A icónica estátua do Rio Maravilha mudou-se para o topo deste 'spot'

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório