Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Açores integram 465 trabalhadores da AP em situação precária

Um total de 465 trabalhadores com vínculos precários foram integrados nos quadros da Administração Pública Regional dos Açores, na maioria nas áreas da Educação, Agricultura, Cultura e da Saúde, anunciou hoje o Governo açoriano.

Açores integram 465 trabalhadores da AP em situação precária
Notícias ao Minuto

16:19 - 26/01/22 por Lusa

Economia Trabalhadores

Numa nota publicada na página na Internet do Governo Regional, é referido que a Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública "concluiu o processo de regularização extraordinária de trabalhadores, que resultou na integração de 465 pessoas nos quadros da Administração Pública Regional".

Segundo o executivo açoriano, "cerca de 75% destas regularizações - medida prevista no Orçamento Regional de 2021 - ocorreram nas áreas da Educação, da Agricultura, da Cultura e da Saúde, com a integração de 264 assistentes operacionais, 103 assistentes técnicos, 88 técnicos superiores, seis técnicos de informática, dois enfermeiros e dois técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica.

Em causa estavam trabalhadores que tinham "vínculos de emprego precários", nomeadamente "contratos a termo, prestação de serviços" ou estavam ao abrigo de "programas de inserção socioprofissional", indica o Governo açoriano de coligação PSD/CDS-PP/PPM.

Estavam nesta situação "há mais de dois anos, no caso dos contratados a termo ou em prestação de serviços, e há mais de três anos, no caso dos programas de inserção socioprofissional", refere o executivo.

De acordo com a tutela, "após um processo de seleção, e tendo em conta habilitações legais exigidas, estes trabalhadores passam a integrar os Quadros Regionais de Ilha, na base das carreiras em que se encontravam a desempenhar funções".

"Todos eles davam resposta a necessidades permanentes da Administração Regional sem o vínculo contratual que lhes era devido, situação que o Governo agora corrigiu através desta regularização extraordinária", refere a Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública.

A integração destes trabalhadores nos quadros contribui para a "estabilidade dos quadros da administração" e reduz a "precariedade no setor público regional", destaca ainda a tutela com a pasta da Administração Pública.

Leia Também: Homem morre em acidente de trabalho no concelho de Pombal

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório