Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

"Consumidores portugueses continuam a viver em pobreza energética"

No ano passado, a DECO prestou aconselhamento a cerca de mil consumidores sobre serviços energéticos.

"Consumidores portugueses continuam a viver em pobreza energética"
Notícias ao Minuto

09:48 - 26/01/22 por Notícias ao Minuto

Economia Energia

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) considera que os portugueses continuam a viver em pobreza energética, destacando o papel do aconselhamento sobre energia aos consumidores. 

No ano passado, a DECO  prestou aconselhamento a cerca de mil consumidores sobre serviços energéticos, nomeadamente sobre "faturas elevadas e dificuldades em cumprir esses pagamentos, dúvidas relacionadas com contratos e mecanismos de apoio aos consumidores", diz a Associação, em comunicado.

"Acreditamos que os confinamentos sucessivos e a subida de preço da energia são os principais factores que motivaram, em grande medida, a procura dos serviços de apoio ao consumidor", adianta a DECO, que criou o Gabinete de Aconselhamento de Energia (GAE), tendo como objetivo "apoiar os consumidores a melhorar a eficiência energética das suas casas". 

A DECO adianta que, ao longo do ano, "envidou esforços para que a questão da pobreza energética dos portugueses fosse prioritária e se tomassem reais medidas para beneficiar a eficiência energética das habitações em Portugal.

Contudo, "apesar das preocupações manifestadas, a Associação continua a aguardar pelo cumprimento da promessa de aprovação e implementação da Estratégia a Longo Prazo de Combate à Pobreza Energética", pode ler-se na mesma nota. 

A Associação assegura que "continuará a acompanhar esta temática que se revela de extrema importância para o consumidor, garantindo que este terá o acompanhamento adequado a assumir um papel de relevo nesta eminente transição energética".

Leia Também: Cortes gerais de energia no Cazaquistão, Quirguistão e Uzbequistão

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório