Procurar

"Consumidores portugueses continuam a viver em pobreza energética"

No ano passado, a DECO prestou aconselhamento a cerca de mil consumidores sobre serviços energéticos.

"Consumidores portugueses continuam a viver em pobreza energética"

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
26/01/2022 09:48 ‧ há 3 anos por Notícias ao Minuto

Economia

Energia

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) considera que os portugueses continuam a viver em pobreza energética, destacando o papel do aconselhamento sobre energia aos consumidores. 

No ano passado, a DECO  prestou aconselhamento a cerca de mil consumidores sobre serviços energéticos, nomeadamente sobre "faturas elevadas e dificuldades em cumprir esses pagamentos, dúvidas relacionadas com contratos e mecanismos de apoio aos consumidores", diz a Associação, em comunicado.

"Acreditamos que os confinamentos sucessivos e a subida de preço da energia são os principais factores que motivaram, em grande medida, a procura dos serviços de apoio ao consumidor", adianta a DECO, que criou o Gabinete de Aconselhamento de Energia (GAE), tendo como objetivo "apoiar os consumidores a melhorar a eficiência energética das suas casas". 

A DECO adianta que, ao longo do ano, "envidou esforços para que a questão da pobreza energética dos portugueses fosse prioritária e se tomassem reais medidas para beneficiar a eficiência energética das habitações em Portugal.

Contudo, "apesar das preocupações manifestadas, a Associação continua a aguardar pelo cumprimento da promessa de aprovação e implementação da Estratégia a Longo Prazo de Combate à Pobreza Energética", pode ler-se na mesma nota. 

A Associação assegura que "continuará a acompanhar esta temática que se revela de extrema importância para o consumidor, garantindo que este terá o acompanhamento adequado a assumir um papel de relevo nesta eminente transição energética".

Leia Também: Cortes gerais de energia no Cazaquistão, Quirguistão e Uzbequistão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10