Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Autonomia financeira das empresas aumentou na maioria das regiões em 2020

A conclusão é de um relatório divulgado esta terça-feira pelo Banco de Portugal.

Autonomia financeira das empresas aumentou na maioria das regiões em 2020
Notícias ao Minuto

11:14 - 25/01/22 por Notícias ao Minuto

Economia Empresas

A autonomia financeira das empresas aumentou na maioria das regiões, indica uma nota de informação estatística de 2020 divulgada esta terça-feira pelo Banco de Portugal (BdP). 

"No seu conjunto, as empresas continuaram a reforçar os seus capitais próprios e a autonomia financeira (medida pelo peso do capital próprio no balanço) aumentou para 38,1% em 2020 (36,5% em 2019)", pode ler-se no comunicado do BdP. 

Em termos regionais, foram as empresas com sede na Área Metropolitana de Lisboa que mais reforçaram os seus capitais próprios em 2020. Nesta região, a autonomia financeira das empresas aumentou de 32,5% para 34,8%.

Pelo contrário, as regiões autónomas e a região do Algarve observaram reduções de autonomia financeira. O peso do capital próprio no ativo das empresas destas regiões fixou-se em 34,0% no Algarve, 35,7% na Região Autónoma dos Açores e 43,1% na Região Autónoma da Madeira. As empresas da Região Autónoma da Madeira, apesar do decréscimo observado, continuaram a apresentar o valor mais elevado para este indicador.

Percentagem de empresas em potencial situação de risco aumentou em todas as regiões

Os dados do BdP revelam ainda que a percentagem de empresas em potencial situação de risco aumentou em todas as regiões, no ano em que a pandemia chegou ao território nacional. 

"Em 2020, 44,5% das empresas apresentaram resultados líquidos negativos (36,9% em 2019). A percentagem de empresas nesta situação aumentou em todas as regiões. Mais de metade das empresas do Algarve e da Região Autónoma da Madeira registaram resultados líquidos negativos (52,2% e 52,5% das empresas, respetivamente). De entre as empresas com sede na Área Metropolitana de Lisboa, 49,1% encontravam-se na mesma circunstância", pode ler-se. 

Leia Também: Lusíadas Saúde. Lusi, a 1.ª assistente por voz para marcação de consultas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório