Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Wall Street encerrou em alta depois de dia tumultuoso com fortes baixas

A bolsa nova-iorquina encerrou a sessão de hoje em alta, depois de um dia tumultuoso, em que chegou a ter perdas avultadas, na véspera de uma reunião do banco central norte-americano [Reserva Federal (Fed)].

Wall Street encerrou em alta depois de dia tumultuoso com fortes baixas
Notícias ao Minuto

23:49 - 24/01/22 por Lusa

Economia Mercado

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice Dow Jones Industrial Average acabou a avançar 0,29%, para os 34.364,50 pontos, depois de ter estado a perder três por cento até meio do dia.

Da mesma forma, o tecnológico Nasdaq, que chegou a ter estado a recuar cinco por cento durante o dia, fechou com uma valorização de 0,63%, para as 13.855,13 unidades.

E o alargado S&P500, que tinha chegado a entrar em situação designada de correção, ao acumular uma perda superior a 11% no conjunto do mês, terminou a subir 0,28%, para os 4.410,13 pontos.

Quando faltava uma hora para o fim da sessão, os índices fizeram volte-face e repartiram no sentido da alta, em resultado de um regresso acelerado dos investidores, em busca de bons negócios, depois de seis sessões em baixa do Dow Jones e com um Nasdaq no mínimo de oito meses.

Durante o dia, Wall Street enfrentava o seu pior mês de janeiro da história, apontaram os analistas da Schwab.

"Havia o receio de que a Fed pudesse subir a sua taxa de juro de referência em 50 pontos-base (0,50 pontos percentuais) de uma só vez a um determinado momento", indicou Mazen Issa, da TD Securities, para explicar o forte movimento de alienação de títulos.

A Fed começa na terça-feira uma reunião, de dois dias, do seu comité de política monetária (FOMC, na sigla em Inglês) e os investidores esperam que, na quarta-feira, revele o volume e a frequência das subidas de taxa de juro que tenciona fazer para lutar contra a inflação.

Durante as suas últimas previsões médias de evolução das taxas, os membros do FOMC tinham dado a entender que deveriam existir três subidas de taxa em 2022.

Mas, depois, os investidores estão persuadidos de que este ritmo de endurecimento monetário vai ser acelerado, o que abalou Wall Street.

A recuperação dos índices 'in extremis', eu hoje se verificou, "mostra que o mercado estava 'sobre-vendido'", comentou Karl Haeling, da LBBW.

Várias ações de empresas emblemáticas caíram durante a sessão para o seu nível mais baixo do ano, como a Twitter que chegou a recuar mais de sete por cento, acabando, contudo, em alta de 0,69%.

"Foi essencialmente por isto que o mercado recuperou", considerou este analista. "Tínhamos esgotado as vendas, mas não estou seguro que se tenha atingido um limite", acrescentou.

"Se a Fed enviar uma mensagem mais severa a propósito das taxas, então poder-se-ia voltar às baixas. Por outro lado, se ela for menos rígida, como alguns o admitem, o mercado pode conhecer uma forte recuperação", prosseguiu Karl Haeling, que antecipou "uma forte reação em um sentido ou outro, depois da Fed".

A agravar o mau humor, os investidores mantiveram debaixo de olho a escalada das tensões geopolíticas, com a possibilidade de uma invasão russa da Ucrânia.

"A Fed é a questão dominante, mas também há inquietações que a Federação Russa entre na Ucrânia, isso contribuiu" para a volatilidade, acrescentou o dirigente da LBBW.

Leia Também: Wall Street inicia em queda semana marcada por reunião da Fed

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório