Meteorologia

  • 17 MAIO 2022
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 24º

Timor-Leste. Cheias de abril do ano passado custaram mais de 420 milhões

Os danos causados pelas cheias de abril de 2021 em Timor-Leste poderão ter um custo de mais de 420 milhões de dólares (370 milhões de euros), mas devem servir como oportunidade de reforçar infraestruturas e resiliência, segundo o Banco Mundial.

Timor-Leste. Cheias de abril do ano passado custaram mais de 420 milhões
Notícias ao Minuto

09:27 - 24/01/22 por Lusa

Economia Timor-Leste

A estimativa é feita num relatório sobre resiliência climática e fortalecimento da resposta a desastres naturais, no contexto das cheias do ano passado, provocadas pelo ciclone tropical Seroja, que afetaram dezenas de milhares de pessoas e causaram 44 mortos.

"Na sequência do ciclone tropical Seroja, parceiros de desenvolvimento coordenados para ajudar o Governo de Timor-Leste a tomar decisões informadas sobre os setores mais impactados, aponta potenciais caminhos de recuperação e melhorias na gestão de riscos de desastres", refere o responsável do Banco Mundial em Timor-Leste, Bernard Harborne.

"A reconstrução exigirá um planeamento cuidadoso e investimentos para não só recuperar deste evento catastrófico, mas também fortalecer a resiliência climática e de desastres nos anos vindouros", sublinha.

O relatório nota que o impacto das cheias evidencia a necessidade de que se adote uma "abordagem multifacetada para a gestão de catástrofes e crises".

Nota que a destruição foi sentida de forma mais aguda pelos residentes mais pobres de um país onde "mais de metade da população depende da agricultura de subsistência para o seu sustento".

Só no setor agrícola, refere, estima-se que os danos causados ultrapassem os 15,7 milhões de dólares e as perdas ultrapassem os 13,1 milhões de dólares, segundo o relatório.

Já no setor da habitação a recuperação pode custar 60 milhões de dólares, valor que subiria para 148 milhões se for adotada uma abordagem de procurar criar "habitação mais segura" e medidas para minimizar riscos futuros.

Os danos em estradas e pontes são estimados em 170 milhões de dólares, enquanto a "reconstrução que incorpora padrões melhorados para reduzir o risco de desastres pode custar cerca de 245 milhões de dólares", refere o Banco Mundial.

Os valores são, admite o Banco Mundial, ainda estimativas, notando que devido à pandemia da covid-19 e dificuldades no acesso no terreno, o acesso a dados foi limitado.

Ainda assim sublinha que "a recuperação oferece uma oportunidade para o governo fortalecer a resiliência contra riscos naturais futuros" e identificar "áreas prioritárias de foco para melhorar a gestão de riscos de desastres e medidas de adaptação às alterações climáticas".

Entre prioridades imediatas contam-se a "atualização da Política Nacional de Gestão de Riscos de Desastres, melhoria dos serviços de alerta precoce e aplicar princípios de redução de riscos na reconstrução de infraestruturas danificadas".

Defende ainda realizar "um diagnóstico de risco urbano para identificar investimentos prioritários e necessidades de capacidade na capital de Díli, que foi fortemente afetada pelo ciclone".

O Banco Mundial reafirma o seu empenho em colaborar com o Governo na gestão de riscos de desastres em Timor-Leste e ainda na resiliência climática a longo prazo.

Leia Também: Ciclo eleitoral em Timor-Leste deve servir para "mudança de rumo"

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório