Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Transportadores moçambicanos alertam para subida de preços de produtos

A Federação Moçambicana das Associações dos Transportes Rodoviários (Fematro) alertou hoje para a subida do preço de produtos no país, devido a cobrança de taxas de portagens sem descontos para os transportes de mercadoria na estrada circular de Maputo.

Transportadores moçambicanos alertam para subida de preços de produtos
Notícias ao Minuto

16:30 - 21/01/22 por Lusa

Economia Moçambique

"Isto é uma cadeia, o [preço do] frete vai subir e, automaticamente, o produto também terá de subir. Nesse processo quem paga é o consumidor final", disse hoje à Lusa Castigo Nhamane, presidente da Fematro.

Ao longo de cerca de 70 quilómetros de via que serve as cidades de Maputo, Matola e o distrito de Marracuene foram instaladas quatro praças de portagem, que vão começar a ser cobradas a partir de 01 de fevereiro, anunciou a empresa concessionária, Rede Viária de Moçambique (Revimo).

Os preços variam entre 40 meticais (55 cêntimos de euro) para ligeiros e 580 meticais (oito euros) para pesados, com descontos que vão até 75% para transportes coletivos e 60% para utilizadores frequentes.

Os descontos não abrangem os transportadores de mercadoria, uma medida que a Fematro considera que vai influenciar no aumento dos preços dos produtos transportados.

"Os transportadores de mercadoria vão ter de agravar aquilo que cobram aos seus clientes" e isso vai "refletir-se no resto", frisou a Fematro, sugerindo que se façam também descontos para os transportes de carga.

"A farinha de trigo, por exemplo, sai de um ponto em que precisa atravessar algumas portagens para alimentar a zona metropolitana. Caso o seu preço aumente, isso pode refletir-se no preço do pão", destacou.

As portagens na estrada circular de Maputo e as respetivas taxas são contestadas por organizações da sociedade civil e pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM), terceiro partido parlamentar, que defende a redução para 50% do valor das taxas cobradas e a criação de vias alternativas para "salvaguardar o princípio de igualdade".

A organização não-governamental (ONG) moçambicana Centro para a Democracia e Desenvolvimento (CDD) submeteu um requerimento ao Tribunal Administrativo para a suspensão das portagens.

Além do CDD, uma outra ONG, o Centro de Integridade Pública (CIP), disse na segunda-feira que os moçambicanos podem recusar-se a pagar as portagens, alegando "inconstitucionalidade e ilegalidades".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório