Meteorologia

  • 18 MAIO 2022
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 25º

Governo altera regime de apoio aos investimentos em portos

O Governo alterou o regime de apoio aos investimentos em portos de pesca, locais de desembarque, lotas e abrigos, face ao aumento dos preços, passando a incluir novas despesas elegíveis e a considerar acréscimos de valor em alterações técnicas.

Governo altera regime de apoio aos investimentos em portos
Notícias ao Minuto

14:56 - 20/01/22 por Lusa

Economia Portos

"Na realização destes investimentos, as entidades beneficiárias têm vindo a enfrentar as mais recentes dinâmicas de evolução do mercado que têm conduzido, no período pós pandemia, a um aumento generalizado dos preços, designadamente dos materiais de construção, resultando numa alteração aos custos de investimento previstos nos projetos aprovados que é suscetível de pôr em causa a sua conclusão", lê-se numa portaria hoje publicada em Diário da República.

Para a "plena execução" dos investimentos, o executivo decidiu introduzir uma "maior flexibilidade" na adequação do investimento ao financiamento público.

Assim, as despesas elegíveis passam agora a considerar trabalhos e equipamentos de embelezamento e de manutenção.

Incluem-se nestes gastos o arranjo de espaços verdes, instalação de campos desportivos, adequação de espaços para espetáculos, instalação de bares, compra de vídeos e televisões, bem como a instalação de imagens de marca, logótipos e equipamentos de recreio.

Já no que se refere às alterações técnicas, o Governo determinou que pode ser considerado o aumento de apoio público para as que impliquem uma subida dos custos, desde que estas sejam "devidamente justificadas" e que o acréscimo "respeite as despesas elegíveis".

Por outro lado, as alterações têm que estar em conformidade com as regras de contratação pública e tem que se verificar disponibilidade financeira "para acomodar o aumento de apoio solicitado".

Esta última condição é dispensada caso o beneficiário tenha outras operações aprovadas ao abrigo deste regime em que desista do apoio que lhe está atribuído, de forma total ou parcial, "em montante igual ou superior ao do aumento de apoio pretendido".

O diploma, assinado pela secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, entra em vigor esta sexta-feira.

Leia Também: Costa apela a voto no PS para portugueses terem "tranquilidade outra vez"

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório