Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Endividamento da economia sobe para 766,9 mil milhões até novembro

Os dados foram atualizados, esta quinta-feira, pelo Banco de Portugal.

Endividamento da economia sobe para 766,9 mil milhões até novembro
Notícias ao Minuto

11:04 - 20/01/22 por Notícias ao Minuto

Economia Endividamento

O endividamento do setor não financeiro da economia - administrações públicas, empresas e particulares - aumentou 0,5 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, para 766,9 mil milhões de euros em novembro, divulgou o Banco de Portugal (BdP), esta quinta-feira. 

O endividamento do setor público (administrações públicas e empresas públicas) diminuiu 0,5 mil milhões de euros, para 344,9 mil milhões de euros.

"Esta descida resultou da diminuição do endividamento perante o exterior e os particulares (1,5 e 0,9 mil milhões de euros, respetivamente), que foi parcialmente compensada pelo aumento do endividamento junto dos restantes setores financiadores em 2,0 mil milhões de euros, em particular junto do setor financeiro (1,0 mil milhões de euros)", justifica o BdP. 

Já o endividamento do setor privado (empresas privadas e particulares) aumentou 1,0 mil milhões de euros, para 422,0 mil milhões de euros. O endividamento das empresas privadas cresceu 0,8 mil milhões de euros.

"Este crescimento deveu-se, principalmente, ao financiamento obtido junto do exterior (0,6 mil milhões de euros). O endividamento dos particulares subiu 0,2 mil milhões de euros e resultou do incremento do endividamento em relação ao setor financeiro", revela o supervisor da banca. 

Em novembro, o endividamento total das empresas privadas cresceu 2,6% comparativamente com novembro de 2020, o que correspondeu a uma aceleração de 0,3 pontos percentuais (pp) em relação ao mês anterior.

Leia Também: Presidência francesa da UE quer criar arquivo policial de entradas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório