Meteorologia

  • 17 MAIO 2022
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 24º

Cotação do Brent prossegue subida entre logística, geopolítica e Ómicron

A cotação do barril de petróleo Brent para entrega em março terminou hoje no mercado de futuros de Londres em alta de 0,90%, para os 88,35 dólares.

Cotação do Brent prossegue subida entre logística, geopolítica e Ómicron
Notícias ao Minuto

21:27 - 19/01/22 por Lusa

Economia Petróleo

o crude do Mar do Norte, de referência na Europa, concluiu a sessão no International Exchange Futures a cotar 79 cêntimos acima dos 87,56 dólares com que fechou as transações na terça-feira.

A cotação manteve a tendência altista dos últimos dias, a caminho do limiar simbólico dos 90 dólares, o que está a ser atribuído ao receio de a oferta global vir a ficar demasiado abaixo da procura manifestada.

Às tensões geopolíticas no Médio Oriente e na Ucrânia, que têm acicatado as negociações no mercado petrolífero nos últimos dias, somou-se hoje a interrupção do funcionamento do oleoduto que liga Iraque e Turquia.

"Atrás deste aumento vertiginoso do preço do petróleo estão vários fatores", disse Frédéric Mertens, professor e coordenador da formação em relações internacionais da Universidade Europeia de Valência à Efe.

"O primeiro fator é o da existência de interrupções na produção de petróleo em vários países, devido a tensões políticas ou conflito armado, como a Líbia.

Estas interrupções de produção provocam cortes nos fluxos de abastecimento de petróleo aos países industrializados", disse.

"O segundo fator é o das tensões geopolíticas, por exemplo, o caso dos Emirados (Árabes Unidos), que foram atacados pelos iemenitas", acrescentou este académico.

Frédéric Mertens destacou, contudo, que a variante Ómicron do novo coronavirus, "ao contrário de outras, não paralisou a economia" a nível mundial, pelo que "a procura energética, baseada fundamentalmente no petróleo, aumentou".

Ao comentar algumas previsões que apontam para um preço do barril situado entre 96 e 105 dólares, Mertens relativizou: "Isso tem de ser posto no contexto da dependência dos países industrializados em relação aos países produtores de petróleo e das dificuldades da OPEP em aumentar a produção".

Leia Também: Petróleo Brent sobe para novos máximos desde 2014

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório