Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Comissão de manutenção de conta? "Apenas 4 bancos não cobram", diz a DECO

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) revela que só quatro bancos não cobram, atualmente, comissões bancárias em Portugal. Saiba aqui quais são.

Comissão de manutenção de conta? "Apenas 4 bancos não cobram", diz a DECO
Notícias ao Minuto

10:08 - 19/01/22 por Notícias ao Minuto

Economia Banca

Conforme tem sido habitual, várias instituições bancárias aproveitam o início do ano para anunciar alterações aos preçários e, por norma, significa que os clientes terão de pagar mais pelos serviços bancários. A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) revela que só quatro bancos não cobram, atualmente, comissões bancárias em Portugal

"Restam apenas quatro bancos que não cobram comissões de manutenção de conta: o ActivoBank, o Banco BiG, o Best Bank e o BNI Europa", diz a DECO, numa nota publicada no seu site, na qual dá conta que o Banco CTT vai começar a cobrar comissão de manutenção aos seus clientes

A DECO adianta ainda que "no cenário habitualmente utilizado nos nossos estudos sobre contas à ordem, o Banco CTT mantém o segundo lugar do pódio, mas a melhor opção continua a ser o ActivoBank que, para já, disponibiliza contas à ordem (incluindo o cartão de débito) a custo zero". 

Contas de serviços mínimos são uma alternativa? 

"Neste panorama de aumentos consecutivos nas comissões bancárias, as contas de serviços mínimos têm-se posicionado, cada vez mais, como uma alternativa mais barata. A comissão de manutenção deste tipo de conta está limitada por lei e não pode ultrapassar os 4,43 euros anuais (equivalentes a 1% do indexante dos apoios sociais, em 2022)", lembra a DECO. 

Em dezembro, recorde-se, uma análise da DECO Proteste revelou que as contas de serviços mínimos bancárias são, em média, 49 euros mais baratas face às 'tradicionais'.

Contudo, a Associação nota que há "uma limitação importante ao seu acesso, da qual discordamos: para abrirem uma conta de serviços mínimos, os consumidores não podem ser titulares de qualquer outra conta à ordem em todo o sistema bancário", pode ler-se no comunicado da DECO. 

Leia Também: Petróleo Brent sobe para novos máximos desde 2014

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório