Meteorologia

  • 22 MAIO 2022
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 23º

Contribuições que não deviam ter sido pagas: Eis como pedir a devolução

Saiba, passo por passo, como pedir à Segurança Social a devolução de contribuições e quotizações indevidamente pagas e, ainda, quais os documentos que deve entregar.

Contribuições que não deviam ter sido pagas: Eis como pedir a devolução
Notícias ao Minuto

08:53 - 19/01/22 por Notícias ao Minuto

Economia Contribuições

A Segurança Social disponibiliza um guia prático que tem como objetivo explicar quais são as regras e requisitos para pedir à Segurança Social a devolução de contribuições e quotizações indevidamente pagas, ou seja, contribuições que não deviam ter sido pagas.

Vale sublinhar que a devolução das contribuições indevidamente pagas pode ser pedida por parte das entidades empregadoras (no caso dos trabalhadores por conta de outrem) ou dos trabalhadores

"O direito à restituição de valores referentes a contribuições e a quotizações indevidamente pagas à Segurança Social prescreve no prazo de cinco anos a contar da data do pagamento", esclarece ainda o organismo. 

Como pedir a devolução? 

Para este efeito é necessário preencher o formulário 'RC3041 – DGSS – Restituição de Contribuições e Quotizações Indevidamente Pagas', que se encontra disponível no site da Segurança Social, no menu 'Acessos Rápidos', selecionando depois 'Formulários' e no campo 'Pesquisar por palavra-chave' inserindo o número do formulário ou nome do modelo.

Há, contudo, documentos que são necessários apresentar:

"Documento comprovativo do IBAN (talão do Multibanco, fotocópia de um cheque em branco ou da primeira folha da caderneta bancária), se quiser que a devolução seja feita por transferência bancária, apenas nas situações em que o requerente não tenha ainda procedido ao registo do IBAN na sua área de perfil na Segurança Social Direta", pode ler-se no guia prático da Segurança Social. 

Depois de preencher o formulário, pode entregá-lo: 

  • Nos serviços de atendimento da Segurança Social;
  • Por carta enviada ao Centro Distrital que abrange a área da morada do trabalhador ou da área da sede da entidade empregadora (conforme quem faz o pedido de devolução).
  • Na Segurança Social Direta efetuando os seguintes passos:
    1) clicar em 'Perfil';
    2) selecionar a opção 'Documentos de prova';
    3) selecionar a opção 'Enviar documento de prova';
    4) clicar em 'Seguinte';
    5) preencher os dados do e-mail;
    6) selecionar o Assunto 'Pedido de restituição de contribuições';
    7) anexar o ficheiro em formato pdf, zip (modelo RC3041 – DGSS – Restituição de Contribuições e Quotizações Indevidamente Pagas), devidamente preenchido e assinado; anexar outros documentos, se necessário;
    8) incluir um texto descritivo da situação;
    9) clicar em 'Enviar'.

Leia Também: Como funcionam as contribuições para a Seg. Social? Este guia esclarece

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório