Meteorologia

  • 17 MAIO 2022
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 24º

Portos de Cabo Verde com recorde de mais de um milhão de passageiros

Os portos de Cabo Verde movimentaram em 2021 um recorde de 1.089.013 passageiros, um aumento de 43,5% face a 2020, recuperando dos efeitos da pandemia de covid-19, que obrigou à suspensão e limitação nas ligações interilhas.

Portos de Cabo Verde com recorde de mais de um milhão de passageiros
Notícias ao Minuto

10:31 - 18/01/22 por Lusa

Economia Cabo Verde

De acordo com o relatório de tráfego anual elaborado pela Enapor, empresa pública cabo-verdiana responsável pela gestão dos nove portos do arquipélago, no espaço de um ano foram movimentados mais 330.270 passageiros, em embarques e desembarques, face aos 758.743 em todo o ano de 2020.

Com este desempenho, os portos de Cabo Verde voltam a ultrapassar a marca de um milhão de passageiros movimentados num ano, atingida pela primeira vez em 2019, então com 1.069.642 e um aumento de quase 9% face a 2018.

A CV Interilhas, liderada (51%) pela portuguesa Transinsular, do grupo ETE, detém a concessão do serviço público de transporte marítimo de passageiros e carga, iniciada em agosto de 2019 e por um período de 20 anos, sendo atualmente a única empresa a operar neste setor no arquipélago.

O Porto Grande e o Porto Novo, respetivamente nas ilhas vizinhas de São Vicente e Santo Antão, totalizaram 66% do movimento de passageiros em 2021, enquanto o da Praia subiu para 11%, após as quedas provocadas pela suspensão e limitações nas ligações interilhas, devido à pandemia de covid-19.

Segundo os dados da Enapor, os portos de Cabo Verde movimentaram, globalmente, 6.802 navios em escalas (+5,7%) durante o ano de 2021, enquanto o movimento de mercadorias também subiu (8,4%), para 2.355.883 toneladas.

As ligações marítimas de passageiros foram totalmente suspensas pelo Governo de Cabo Verde entre final de março e meados de maio de 2020, com o estado de emergência, para conter a transmissão da covid-19.

A partir de 03 de setembro de 2020 os navios que garantem essas ligações interilhas passaram a poder usar até 75% da lotação nas viagens superiores a três horas e meia, contra os 50% estipulados desde a retoma do serviço em maio, devido à pandemia de covid-19, conforme previsto numa resolução do Conselho de Ministros.

Essas restrições foram totalmente levantadas em agosto de 2021, por decisão do Governo cabo-verdiano, face ao avançado processo de vacinação contra a covid-19, obrigando os passageiros à apresentação de teste negativo ou certificado de vacinação.

Leia Também: Cerca de 2.000 hamsters infetados vão ser abatidos em Hong Kong

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório