Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Macau facilita emissão e negociação de obrigações

A Autoridade Monetária de Macau (AMCM) começa hoje a atribuir um número internacional de identificação a obrigações, tornando mais rápida a emissão e facilitando a negociação, mesmo fora da região chinesa.

Macau facilita emissão e negociação de obrigações
Notícias ao Minuto

08:10 - 18/01/22 por Lusa

Economia Economia

Até agora a atribuição deste número aos títulos emitidos em Macau estava nas mãos de agências estrangeiras, "o que demorava bastante tempo, em virtude das diferenças horárias", explica o regulador financeiro num comunicado.

No ano passado, a AMCM tinha apresentado um pedido de adesão à Associação das Agências Nacionais de Codificação e começou a criar um sistema de numeração das obrigações.

Com a adesão concluída, o regulador financeiro de Macau pode atribuir um número -- conhecido como ISIN, sigla em inglês -- às obrigações emitidas na cidade no prazo de dois dias úteis.

O ISIN é aceite em todo o mundo, permitindo uma rápida e precisa identificação de qualquer obrigação e facilitando a negociação de títulos.

A AMCM prometeu continuar a "otimizar as infraestruturas" financeiras de Macau para promover o desenvolvimento de um mercado de obrigações.

Segundo a página do regulador na Internet, foram emitidas 16 obrigações em Macau desde a criação, em 2018, de uma plataforma financeira gerida pela Chongwa (Macao) Financial Asset Exchange.

O Governo de Macau tem defendido uma aposta no setor financeiro para diversificar a economia, muito dependente dos casinos, mas não tem ainda data para a criação de uma bolsa de valores 'offshore', denominada em renmimbi, moeda da China continental.

As autoridades têm ligado a criação de uma bolsa ao papel que Macau tem assumido enquanto plataforma de serviços comerciais e financeiros entre a China e os países de língua portuguesa.

Leia Também: Ações de operadores de jogo de Macau animam após proposta de lei

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório