Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Mercado de trabalho. Dez tendências de recursos humanos para 2022

ManpowerGroup apresenta as dez principais tendências de recursos humanos para 2022, que devem ser consideradas na "definição e implementação da estratégia de gestão de talento de cada organização, de forma a criar uma melhor proposta de valor para os colaboradores e manter a competitividade no mercado de trabalho". 

Mercado de trabalho. Dez tendências de recursos humanos para 2022
Notícias ao Minuto

16:16 - 17/01/22 por Notícias ao Minuto

Economia recursos humanos

O impacto da pandemia, a par da aceleração da transformação digital, continuará a impulsionar uma "profunda transformação" aos mercados de trabalho e à gestão do talento, considera a ManpowerGroup. 

"As alterações demográficas, a necessidade de alcançar a combinação certa de tecnologia e talento, a maior capacidade de escolha por parte dos trabalhadores e a crescente sofisticação da gestão de talento das organizações, impulsionam esta transformação, alimentadas pela crise pandémica. Adicionalmente, a escassez de talento mostra-se uma realidade cada vez mais presente, ao alcançar valores máximos em 15 anos, com seis em cada 10 empresas a não conseguirem encontrar as competências de que necessitam no mercado de trabalho", diz a ManpowerGroup, em comunicado.

Nesta senda, a empresa apresenta as dez principais tendências de recursos humanos para 2022, que devem ser consideradas na "definição e implementação da estratégia de gestão de talento de cada organização, de forma a criar uma melhor proposta de valor para os colaboradores e manter a competitividade no mercado de trabalho". 

  1. Maior capacidade de escolha e evolução nas preferências dos trabalhadores: "Devido à escassez de profissionais, a escolha no que respeita à organização para a qual se quer trabalhar estará ao alcance de um número crescente de profissionais. A par dos elementos de retribuição, os trabalhadores exigirão cada vez mais flexibilidade e autonomia, bem como uma cultura de confiança e um foco crescente no propósito organizacional e nos valores sociais e ambientais. Centrando-se nestes eixos, as empresas poderão criar propostas de valor competitivas e em linha com as preferências da sua base de talento."
  2. Trabalho continuará a não depender do escritório: "Os profissionais não querem perder a autonomia e flexibilidade conquistadas durante a pandemia e valorizam cada vez mais o equilíbrio entre a casa e o trabalho, e a possibilidade de poder conjugar flexibilidade, interação e colaboração de uma forma que responda às suas aspirações. Perante este contexto, os modelos de trabalho híbridos e remotos serão mais procurados do que nunca e as equipas de Recursos Humanos terão pela frente o desafio de repensarem a contratação, o onboarding e o bem-estar dos trabalhadores, num novo mundo do trabalho cada vez mais digital e hibrido."
  3. A escassez de talento põe o foco na necessidade de requalificação: "Os níveis record de escassez de talento e o gradual aumento dos salários significam que os mercados de trabalho estão a ser fortemente solicitados. Face a este contexto, os empregadores precisam de ser cada vez mais criativos e flexíveis, para garantir a atração, o compromisso e requalificação das suas equipas, numa altura em que são exigidas aos profissionais cada vez mais competências, tanto técnicas como humanas. A requalificação dos trabalhadores, permitirá abordar a atual escassez de talento, confirmando-se, cada vez mais, como um fator de atração de talento."
  4. A transformação digital é tecnológica, mas também humana: "A aplicação de analítica de dados e inteligência artificial permitirá prever o potencial de desempenho de cada trabalhador, a sua adequação face a futuras oportunidades profissionais, bem como aumentar a diversidade e reduzir as desigualdades. Ao mesmo tempo, e apesar da tecnologia ter cada vez mais impacto nos modelos de negócio e na experiência de clientes e trabalhadores, as organizações são cada vez mais conscientes da importância do binómio talento e tecnologia no sucesso da transformação digital. O impulso das competências humanas e da cultura certa ganham, assim, protagonismo como a chave para o progresso digital."
  5. Um esforço consciente em prol da paridade no mundo do trabalho: "A forte redução no número de trabalhadores dedicados aos sectores mais impactados pela pandemia - e tipicamente mais femininos – como é o caso da educação, saúde ou restauração e hotelaria, deverá ser compensada com um aumento no acesso a oportunidades em sectores de crescimento, onde as mulheres estão ainda sub-representadas, como é o caso da tecnologia."
  6. A cultura organizacional ganha ainda mais importância: "A renovação da cultura da empresa é o ponto de partida para as empresas construírem confiança, reterem equipas remotas e melhorarem a experiência dos seus colaboradores, exigindo para isso a construção de uma proposta de valor que lhes traga um sentido de propósito e bem-estar. Nesta remodelação da cultura empresarial, uma liderança empática e pronta para um mundo digital será um fator relevante, de forma a garantir a permanência das pessoas na organização."
  7. A prevenção da saúde mental será cada vez mais importante: "O bem-estar mental será, cada vez mais, uma prioridade das organizações, expandindo as áreas de saúde e segurança tradicionais. A necessidade de quebrar o estigma destas doenças exigirá que os empregadores sejam explícitos acerca do seu dever crescente de proteção da saúde mental. Assistiremos, assim, a uma crescente implementação de medidas de prevenção do esgotamento, bem como à revisão de políticas, benefícios e cultura organizacional, no sentido de promover a resiliência de trabalhadores e empresas."
  8. Passar das palavras aos atos em questões de Diversidade, Equidade e Inclusão: "As questões relativas a política, raça, identidade e cultura continuam a criar uma crescente divisão na sociedade, levando as empresas a serem, cada vez, mais solicitadas pelos seus stakeholders a tomar posições sobre os temas sociais. As organizações deverão atuar de forma transparente e visível no sentido de promover diversidade, equidade, inclusão e sentimento de pertença, a nível interno e na sua relação com a sociedade, contribuindo para que todos possam beneficiar da recuperação económica e do progresso tecnológico."
  9. As organizações ganham protagonismo no combate às alterações climáticas: "A transparência em torno do Investimento Socialmente Responsável e a convergência de normas de combate às alterações climáticas estão a criar urgência para que empresas assumam a liderança na temática ambiental. Desta forma, a legislação em torno da ação climática e os compromissos organizacionais com as emissões zero são cada vez mais comuns, como forma de reduzir o impacto ambiental das organizações e posicioná-las como entidades responsáveis no tema da sustentabilidade."
  10. Crescente abertura para modelos de gestão de talento que reforcem a agilidade e resiliência das organizações: "Modelos operacionais e de gestão de pessoas mais ágeis emergirão para responder às atuais transformações no mercado. Neste sentido, a capacidade de transformar dados em insights significativos será fundamental para minimizar os riscos na gestão do talento e otimizar a organização do trabalho, incluindo por exemplo modelos como o trabalho em freelance ou a contrato, que ganham crescente apetência, tanto por parte de empresas como de trabalhadores."

Leia Também: Inflação em Angola deve abrandar para 18,3% este ano

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório