2021 não foi como esperado? "Não devemos ficar tão desapontados"

O governador do BdP defende que os setores que ainda não conseguiram recuperar "têm de ser apoiados até conseguirmos eliminar todos os impactos da pandemia".

 governador do Banco de Portugal Mário Centeno

© Getty Imagens

Notícias ao Minuto
17/01/2022 10:25 ‧ 17/01/2022 por Notícias ao Minuto

Economia

Mário Centeno

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, disse esta segunda-feira que não devemos ficar "tão desapontados" com 2021, dado que, apesar de a economia não ter sido totalmente protegida, o mercado de trabalho recuperou.

"Não devemos ficar tão desapontados com 2021. Apesar de não termos conseguido proteger totalmente a economia, mesmo com a vacinação, em Portugal atingimos os níveis de emprego pré-pandemia e a recuperação de setores não afetados por ela. Nas nossas previsões para Portugal em 2022, o grande dinamismo vem dos setores que ainda não conseguiram recuperar, como o do turismo, serviços, restauração e hotelaria, que têm de ser apoiados até conseguirmos eliminar todos os impactos da pandemia. Não podemos penalizá-los em nome de uma crise que não é estrutural", disse Centeno, em entrevista ao El País

O antigo ministro das Finanças defende ainda que o "futuro dependerá muito do sucesso da transição climática e digital e aí os fundos europeus são cruciais", acrescentando que a emissão de dívida comum para financiar os fundos é, na sua opinião, o "maior momento de integração europeia depois do euro".

Leia Também: Evolução da inflação está "muito dependente" de fatores "temporários"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas