Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Vales de viagens: O que fazer se a agência não proceder ao reembolso?

Teve uma viagem cancelada por causa da pandemia e recebeu um vale que não utilizou? Tem direito ao reembolso. Saiba o que fazer caso a agência não proceda à devolução do dinheiro.

Vales de viagens: O que fazer se a agência não proceder ao reembolso?
Notícias ao Minuto

09:54 - 17/01/22 por Notícias ao Minuto

Economia Viagens

Se aceitou um vale por uma viagem cancelada devido à pandemia, mas não o utilizou até ao final de 2021, não perdeu os seus direitos e tem direito ao reembolso, conforma lembra a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO). Contudo, se a agência de viagens não proceder ao reembolso, o que pode fazer? 

"Se, porventura, a agência de viagens não proceder ao reembolso, pode acionar o fundo de garantia de viagens e turismo para recuperar o seu dinheiro. Pode fazê-lo através de um requerimento dirigido ao Turismo de Portugal ou obter uma decisão favorável do provedor do cliente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), da comissão arbitral prevista na lei, de um tribunal ou de um centro de arbitragem", diz a DECO, numa nota publicada no seu site. 

Relativamente aos estabelecimentos turísticos, "deve apresentar o caso ao Turismo de Portugal ou procurar resolvê-lo através de um centro de arbitragem de conflitos de consumo ou de um julgado de paz".

No ano passado, a DECO Proteste recebeu 1.460 contactos de consumidores sobre vouchers. "Entre as principais queixas está o facto de as empresas do setor insistirem na atribuição de vales em vez do reembolso do montante gasto pelos voos cancelados", diz a Associação. 

A DECO lembra, contudo, que o "consumidor não é obrigado a aceitar um voucher. Só o deve fazer se tiver interesse nisso. Caso contrário, pode e deve insistir no reembolso do montante pago".

Leia Também: Contrato de exclusividade com a TVI? Ana Bola esclarece

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório