Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Parlamento e UE concluíram acordo sobre união bancária

O Parlamento Europeu e os estados da União Europeia (UE) alcançaram hoje um acordo sobre a união bancária, depois de uma noite de negociações, anunciou o grupo PPE (direita) num comunicado.

Parlamento e UE concluíram acordo sobre união bancária
Notícias ao Minuto

09:46 - 20/03/14 por Lusa

Economia PPE

Este acordo político refere-se à liquidação ordenada de bancos da zona euro e tem como objetivo fazer com que o fardo financeiro caia sobre o setor bancário e não sobre os contribuintes.

"Foi encontrado um acordo hoje de manhã cedo, depois de 16 horas de negociações", indicou o grupo PPE num comunicado.

A liquidação de bancos é o segundo pilar da união bancária, depois da supervisão única de bancos da zona euro, que será assegurada a partir do final deste ano pelo Banco Central Europeu (BCE).

Este acordo alcançado depois de grandes lutas representa "uma proteção real contra as falências bancárias", explicou hoje o ministro das Finanças francês, Pierre Moscovici.

O acordo político surgiu poucas horas antes do início de uma cimeira de chefes de Estado e de governo dos 28 em Bruxelas e no limite do prazo para poder ser aprovado pelo Parlamento Europeu em meados de abril, na última sessão plenária da legislatura.

Caso o prazo não tivesse sido respeitado, o conjunto do texto teria de ser renegociado com a próxima composição do Parlamento, implicando uma grande perda de tempo na adoção da união bancária.

Um compromisso entre os estados já tinha sido difícil em dezembro devido à intransigência da Alemanha, cujas posições se mantiveram até ao fim muito longe das do Parlamento.

Os pontos de fricção referiam-se, em particular, ao mecanismo da tomada de decisão e ao ritmo do crescente poder do fundo que será adotado e constituído pelos bancos para acompanhar as falências do setor.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório