Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Teixeira dos Santos. "O que está mal é gastar mais do aquilo que temos"

O ex-ministro das Finanças Fernando Teixeira dos Santos defendeu hoje à Lusa que o discurso político e mediático em torno da austeridade "inverte complemente" a perceção daquelas que devem ser as prioridades económicas e financeiras do país.

Teixeira dos Santos. "O que está mal é gastar mais do aquilo que temos"
Notícias ao Minuto

11:04 - 15/01/22 por Lusa

Economia Teixeira dos Santos

Em entrevista à Lusa, a propósito do lançamento do livro "Mudam-se os tempos, mantêm-se os desafios" (Ed. Bertrand Editora), o antigo governante afirmou que "o que está mal é estar a gastar mais do aquilo que temos".

"Há um discurso mediático e político que eu acho que induz as pessoas em erro e que não promove um sentido de responsabilidade económica e financeira no país, que é o falarmos em austeridade", disse, considerando que a "demonização da austeridade" dá a entender "que conforme estamos, estamos bem e o que vem aí é mau porque exige que ajustemos o que gastamos aquilo que temos".

"Isto inverte completamente a perceção daquilo que devem ser as nossas prioridades em termos económicos e financeiros", justificou.

Teixeira dos Santos, que foi o ministro responsável por chamar a ajuda externa aquando da crise económica e financeira em 2011, defendia esta posição quando questionado sobre o debate público aberto pela Comissão Europeia sobre a revisão das regras orçamentais, que as preocupações com o elevado peso da dívida não devem resultar do Tratado de Maastricht ou do Pacto de Estabilidade.

Fernando Teixeira dos Santos foi ministro de Estado e das Finanças, entre 2005 e 2011. Entre diversos cargos, entre 2000 e 2005, foi também presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), tendo sido entre 2016 e 2020 presidente da Comissão Executiva do Eurobic.

Leia Também: "Não vejo grande margem de manobra para descidas de impostos"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório