Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

BCE espera que inflação recue em 2022

O Banco Central Europeu (BCE) espera que a inflação alta dos últimos meses, fortemente impulsionada pela energia, possa perder força em 2022, declarou hoje a sua presidente, Christine Lagarde.

BCE espera que inflação recue em 2022
Notícias ao Minuto

16:44 - 14/01/22 por Lusa

Economia BCE

"Os motores da inflação devem perder o vigor durante este ano", após um pico de 5% em dezembro, disse Lagarde, falando no Senado francês e reafirmando o compromisso do BCE de colocar a inflação no nível pretendido de 2%.

"Entendemos que o aumento de preços é motivo de preocupação para muitos dos nossos concidadãos e levamos essa preocupação muito a sério", afirmou a presidente do BCE.

A inflação elevada resulta de uma rápida recuperação da atividade económica na zona euro, que conduziu a fortes subidas dos preços dos combustíveis, gás e eletricidade. A componente energética contribuiu para cerca de metade da taxa de inflação atual, sublinhou.

A médio prazo, Lagarde espera "maior volatilidade dos preços da energia" devido à transição energética que implica um recurso significativo ao gás natural utilizado em complemento ao desenvolvimento de energias renováveis.

Leia Também: Portugal em último no ranking de literacia financeira da zona euro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório