Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Sete dicas para fazer com que o dinheiro chegue até ao final do mês

A empresa especializada em finanças pessoais Doutor Finanças dá algumas dicas que podem ajudar a "evitar viver de salário em salário". Conheça-as aqui.

Sete dicas para fazer com que o dinheiro chegue até ao final do mês
Notícias ao Minuto

08:01 - 16/01/22 por Notícias ao Minuto

Economia Dinheiro

2022 chegou com um aumento generalizado dos preços, o que significa que, para muitas famílias, poderá ser mais difícil fazer com que o dinheiro chegue até ao final do mês. Será que nesta situação ainda é possível poupar? 

De acordo com a empresa especializada em finanças pessoais Doutor Finanças, há algumas dicas que podem ajudar a "evitar viver de salário em salário". Fique a par de sete conselhos

1. Ganhe mais dinheiro com um trabalho extra

"Se o seu dinheiro não estica até ao final do mês, então uma das alternativas a ponderar é encontrar um trabalho extra, de forma a aumentar os seus rendimentos. Embora poupar um montante (o máximo que conseguir) também seja uma boa opção, existe sempre um limite. O que não acontece com os rendimentos. Por isso, um trabalho extra pode fazer toda a diferença quanto ao pagar das contas e ainda poupar uma boa quantia todos os meses."

2. Compare os preços entre supermercados

"Embora determinados artigos possam ter preços semelhantes em diferentes supermercados, nem sempre assim acontece. Por isso, deve verificar de que produtos necessita e onde lhe fica mais barato comprar."

3. Reduza o dinheiro gasto em bens não essenciais

"Ainda que num orçamento devam constar as suas despesas em bens, essenciais ou não, deve tentar minimizar aquilo que "fere as suas finanças" todos os meses. Da lista de bens não essenciais, analise quais contribuem, efetivamente, para o seu bem estar emocional e são uma mais valia, a médio e longo prazo. Despesas que sejam apenas "caprichos", deve ser eliminadas. Além disso, deve evitar compras desnecessárias, feitas por impulso."

4. Dê preferência ao pagamento em dinheiro

"Pagar as suas despesas com um cartão de débito pode ser mais simples e cómodo do que fazê-lo com dinheiro. No entanto, também poder ser mais fácil perder a "ligação emocional" e acabar por exceder o seu orçamento. Por isso, se tem tendência a pagar as suas compras com um cartão, opte pela via tradicional e veja o dinheiro a sair, efetivamente, da sua mão."

5. Negoceie tudo o que puder

"Um dos passos que pode dar a qualquer momento é negociar os serviços e/ou subscrições que paga. Por exemplo, deve negociar o seu seguro automóvel todos os anos. Caso contrário, vai ficar sempre mais caro. Se for aceitando os aumentos anuais, a seguradora não vai apresentar-lhe um preço mais competitivo."

6. Defina um orçamento mensal e cumpra-o

"Uma das técnicas mais utilizadas em finanças pessoais para controlar as despesas é a definição de um orçamento mensal. Definir um orçamento nada mais é do que criar um plano, onde fica estipulado aquilo que pode gastar e onde vai gastar. Isto vai ajudá-lo a garantir que, ao chegar o fim do mês, tem dinheiro suficiente para o que necessita e que é importante para si. Além disso, ao seguir um orçamento também vai manter-se longe de dívidas. No caso de ter alguma dívida, ter um orçamento é um bom primeiro passo para se ver livre dela, pois força-o a criar bons hábitos de gestão financeira."

7. Usar transportes públicos em vez do carro

"Segundo um estudo europeu, cerca de 70% dos portugueses utiliza o seu automóvel pessoal como principal opção para deslocar-se diariamente. No entanto, quando se torna difícil esticar o dinheiro, a utilização do carro deve ser reconsiderada e por várias razões. Desde logo, devido ao combustível que gasta diariamente e o custo associado. Depois, quanto mais utilizar o seu carro, mais vai necessitar de manutenção. A juntar a isto, existem sempre os custos fixos, tais como o pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC) e o seguro automóvel. Estas quantias somadas pesam mesmo num orçamento familiar."

Leia Também: Agência Europeia lança vídeo de despedida do telescópio James Webb

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório