Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Pelo menos 100 vagas por preencher transitam para 2.ª edição de estágios

Pelo menos 100 vagas da primeira edição do programa de estágios da Administração Pública ficaram por preencher, transitando para a segunda edição, que conta com 1000 vagas, disse hoje fonte oficial do Ministério da Modernização do Estado.

Pelo menos 100 vagas por preencher transitam para 2.ª edição de estágios
Notícias ao Minuto

18:33 - 13/01/22 por Lusa

Economia Estado

"Transitam para a segunda edição do programa de estágios na Administração Pública, pelo menos, cerca de 100 vagas, podendo este número vir a sofrer alterações caso os candidatos agora colocados optem por não assinar os contratos de estágios com as respetivas entidades", disse à Lusa o gabinete liderado pela ministra Alexandra Leitão.

A primeira edição do programa EstágiAP XXI, que arrancou em 2021, previa um total de 500 vagas para estágios remunerados dirigidos a jovens licenciados.

Segundo a mesma fonte, nesta primeira edição, 440 candidatos conseguiram colocação nos serviços públicos, mas apenas 260 acabaram por celebrar contrato de estágio.

Os restantes 180 candidatos decidiram não celebrar contrato "devido a perda de interesse por parte destes", adiantou o gabinete.

Posteriormente, numa segunda fase, foram disponibilizadas as 240 vagas que tinham ficado por preencher e hoje foram publicadas as listas de colocação na Bolsa de Emprego Público, tendo sido colocados "cerca de 130 candidatos", de acordo com o ministério.

Restam assim pelo menos 100 vagas que poderão ainda vir a aumentar, dependendo do número de candidatos colocados que venham efetivamente a celebrar o contrato de estágio.

A segunda edição do programa de estágios da Administração Pública, com 1000 vagas (a que irão acrescer então pelo menos 100 vagas da primeira edição), arrancou no dia 08 de janeiro.

Desde o dia 08 de janeiro e até 21 de fevereiro as entidades da administração central direta e indireta do Estado interessadas em receber estagiários podem concorrer ao programa.

A Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) terá depois 30 dias úteis para decidir sobre a atribuição de vagas de estágio financiado a cada entidade.

Após este processo, serão então abertas as candidaturas aos jovens interessados.

Os estágios têm a duração de nove meses e destinam-se a jovens licenciados até aos 30 anos, ou até aos 35 anos com deficiência e/ou incapacidade, que se encontrem à procura do primeiro emprego ou de novo emprego correspondente à sua área de formação.

A bolsa de estágio é de 1.007,49 euros ilíquidos, correspondente à primeira posição remuneratória da carreira de técnico superior e nível remuneratório 11 da Tabela Remuneratória Única e os estagiários têm também direito a subsídio de refeição.

Esta é a segunda edição do programa EstágiAP XXI, financiada a 100% pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), ao abrigo da reforma "Capacitação da AP -- formação de trabalhadores e gestão do futuro", um concurso com uma dotação de 12,3 milhões de euros, segundo o ministério.

Leia Também: Entidades públicas já podem candidatar-se a programa de estágios

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório