Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Estudo testa uso de dióxido de carbono na extração de energia geotérmica

Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveu um equipamento que permite testar a viabilidade do uso de dióxido de carbono capturado da atmosfera para produzir energia geotérmica, anunciou hoje a instituição.

Estudo testa uso de dióxido de carbono na extração de energia geotérmica
Notícias ao Minuto

10:42 - 12/01/22 por Lusa

Economia Estudo

Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveu um equipamento que permite testar a viabilidade do uso de dióxido de carbono capturado da atmosfera para produzir energia geotérmica, anunciou hoje a instituição.

O projeto, denominado por "KIDIMIX - Difusão Molecular e Difusão Térmica de CO2 em misturas modelo próximo do ponto crítico", tem a colaboração da Universidade Livre de Bruxelas (ULB) e é coordenado por Cecília Santos e Ana Ribeiro, investigadoras do Centro de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

De acordo com o comunicado, "em teoria é possível utilizar dióxido de carbono em estado supercrítico para extrair energia geotérmica".

No entanto, esta possibilidade nunca foi testada, não existindo, por isso, informação experimental que explique o que acontece ao dióxido de carbono a partir do momento em que entra nas rochas.

"A injeção de dióxido de carbono em formações rochosas subterrâneas, para armazenamento geológico, pode proporcionar benefícios que vão além da redução da sua concentração na atmosfera", disse, citada na nota de imprensa, Cecília Santos.

"A temperatura e pressão existentes à profundidade a que o armazenamento geológico ocorre colocam o dióxido de carbono num estado supercrítico [apresenta simultaneamente propriedades líquidas e gasosas quando expostos a pressão e temperatura superiores às do seu estado crítico], o que faz dele um ótimo candidato para a extração de energia geotérmica", explicou.

Segundo as investigadoras, do ponto de vista experimental desconhece-se o comportamento do dióxido de carbono "a partir do momento em que é armazenado nas formações geológicas, sendo este previsto com base em modelos teóricos".

Conhecer o comportamento do dióxido de carbono é por isso "importante para tirar partido das propriedades termofísicas deste gás relativamente às da água, o fluido atualmente usado para a extração de energia geotérmica", lê-se na nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Demonstrar que "extrair energia geotérmica com este gás é seguro e financeiramente viável, uma vez que as tecnologias de armazenamento de carbono são muito dispendiosas quando utilizadas isoladamente", permitia ajudar no "combate às alterações climáticas e contribuir para a descarbonização".

O equipamento desenvolvido por esta equipa permite efetuar vários tipos de medições, que são "essenciais" para caracterizar "misturas supercríticas e obter dados precisos sobre as propriedades de transporte destas misturas".

A utilização de dióxido de carbono para extração de energia geotérmica pode ser ainda uma "ajuda preciosa" em outros tipos de indústria e o desenvolvimento destas tecnologias aliadas à geração de gás ou energia renovável "pode aumentar a competitividade do país", sublinhou Cecília Santos.

Atualmente, a equipa de investigadores está a compreender o comportamento do dióxido de carbono no interior do reservatório geológico, para que, depois entender toda a mecânica envolvida no processo, desenvolver um modelo que torne processo viável.

O projeto KIDIMIX teve início em 2018 e é financiado, em 200 mil euros, por fundos comunitários, através do programa COMPETE 2020, e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Leia Também: Vapor dos cigarros eletrónicos tem efeito inesperado, segundo estudo

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório