Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Wall Street cedeu à ansiedade com a inflação e só Nasdaq compôs o dia

A ansiedade com a inflação pesou hoje sobre a bolsa nova-iorquina, na véspera de uma audição do presidente da Reserva Federal (Fed) no Senado, com as perdas da praça limitadas com uma recuperação do Nasdaq à última hora.

Wall Street cedeu à ansiedade com a inflação e só Nasdaq compôs o dia
Notícias ao Minuto

23:49 - 10/01/22 por Lusa

Economia bolsa

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Induistial Average a fechar em baixa de apenas 0,45%, para 36.068,87 pontos, depois de ter estado a perder cerca de dois por cento, e o alargado S&500 recuou 0,14%, para as 4.670,29 unidades.

O tecnológico Nasdaq, depois de ter estado a desvalorizar cerca de três por cento, acabou o dia com um ganho de 0,55%, para os 14.942,83 pontos.

As ações acabaram o dia de hoje globalmente em baia, "com os investidores entalados entre a subida dos rendimentos obrigacionistas, a inflação persistente e as perspetivas de um aperto da política monetária mais rápido do que previsto", sintetizaram os analistas do Wells Fargo.

A semana passada, os três índices acumularam perdas, que no caso do Nasdaq atingiram os 4,5%, depois de os rendimentos obrigacionistas terem subido, no seguimento dos sinais dados pela Fed de que ia ser mais combativa face à inflação.

Os investidores antecipam agora uma subida da taxa de juro diretora a partir de março e até três outras em 2022, sem contar com a redução do balanço do banco central, que, ao reinvestir menos em obrigações, faz outra mudança de política monetária.

Quando Jerome Powell se prepara para comparecer na comissão senatorial da Banca, para o seu processo de confirmação de um segundo mandato na presidência da Fed, "os investidores inquietaram-se na véspera" do evento, constatou Gregori Volokhine, gestor de investimentos na Meeschaert Financial Services.

"Todos os senadores vão pressioná-lo para que diga que vai lutar fortemente contra a inflação. Isso inquieta um pouco os investidores: terem um Powell ainda mais 'falcão' do que há uma semana", acrescentou,

Os rendimentos das obrigações da d+ivida pública a 10 anos atingiram 1,80%, o mais alto em dois anos, antes de baixarem para 1,76%, o que permitiu às ações recuperar parte do terreno perdido.

Os rendimentos obrigacionistas subiram nas últimas semanas, devido aos temores ligados ao impacto económico da variante Ómicron do novo coronavirus e à atitude mais combativa da Fed face à inflação.

Para Joe Manimbo, especialista do mercado cambial na Western Union, a inflação anual pode atingir em dezembro último os sete por cento, depois dos 6,8% em novembro.

Esta semana vai ser também marcada pela divulgação de resultados trimestrais, com os grandes bancos a dar o pontapé de saída na sexta-feira.

O presidente do JPMorgan, Jamie Dimon, mostrou-se otimista com o rescimento da economia dos EUA este ano, que pode "ser o melhor desde há décadas", afirmou na estação de televisão CNBC.

Na sua opinião, o consumidor norte-americano está em boa forma financeira, mas o mercado bolsista pode conhecer um ano tumultuoso com a subida das taxas.

Leia Também: Wall Street segue em baixa com tecnológicas em destaque nas descidas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório