Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

República Checa quer acabar com carvão até 2033 e favorece nuclear

O novo governo da República Checa pretende acabar com o uso do carvão na produção de energia até 2033 e aumentar o recurso a fontes renováveis e ao nuclear, segundo o seu programa divulgado hoje.

República Checa quer acabar com carvão até 2033 e favorece nuclear
Notícias ao Minuto

21:32 - 07/01/22 por Lusa

Economia Clima

As centrais a carvão geram atualmente cerca de metade da eletricidade no país.

"Vamos criar condições para a transformação energética e o desenvolvimento das regiões carboníferas que possibilitem o abandono do carvão em 2033", refere o programa do governo liderado pelo conservador Petr Fiala.

O executivo anterior, dirigido pelo bilionário populista Andrej Babis, não tinha aprovado qualquer meta para deixar de usar o carvão, mas os seus conselheiros tinham mencionado 2038, objetivo que grupos ambientalistas consideraram pouco ambiciosa.

Hoje, ativistas ambientalistas classificaram a nova data como injustificavelmente tardia.

"O governo checo sabe muito bem que a ciência climática nos diz que os países europeus precisam de abandonar o carvão até 2030", afirmou Mahi Sideridou, diretor do grupo Europe Beyond Coal (Europa Além do Carvão), adiantando que o governo checo "precisa de acelerar o plano".

Este membro da União Europeia pretende também aumentar a sua dependência da energia nuclear, enquanto a vizinha Alemanha quer acabar com o seu uso já no final deste ano.

A Alemanha e alguns outros membros da UE, como a Áustria, opuseram-se a uma proposta da Comissão Europeia que considera que, em algumas circunstâncias, a energia nuclear pode ser considerada sustentável para efeitos de investimento.

A República Checa produz um terço da sua eletricidade em seis reatores nucleares em duas centrais. Está a terminar um plano para construir mais um reator e a desenvolver outros.

Leia Também: PS destaca ação no clima, demografia, digital e combate às desigualdades

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório