Meteorologia

  • 14 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 18º MÁX 29º

Lucros do setor segurador aumentaram 58% para 315 milhões

As empresas de seguros supervisionadas pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) obtiveram, no primeiro semestre de 2021, lucros de 315 milhões de euros, mais 58,2% em termos homólogos, segundo dados hoje divulgados.

Lucros do setor segurador aumentaram 58% para 315 milhões
Notícias ao Minuto

12:54 - 07/01/22 por Lusa

Economia ASF

Ainda assim, segundo o Relatório de Estabilidade Financeira do regulador do setor segurador, "no total de 38 empresas de seguros a operar no mercado nacional, 21 viram os seus lucros reduzir face ao período homólogo, embora apenas duas empresas tenham apresentado resultados líquidos negativos".

Quanto à solvência do conjunto das empresas sob supervisão prudencial da ASF, refere o relatório que, em setembro de 2021, se registava "um reforço assinalável da posição do setor segurador" face ao final de 2020.

Em setembro de 2021, o setor segurador melhorou para 215% o rácio de cobertura do SCR (requisito de capital de solvência) e para 598% o rácio de cobertura do MCR (requisito de capital mínimo).

Segundo a ASF, o atual ambiente de taxas de juro muito baixas tem sido "particularmente desafiador para os setores segurador e dos fundos de pensões" quer ao nível da sustentabilidade das rendibilidades dos títulos de dívida (caso das dívidas de Portugal, Espanha e Itália), quer no desconto dos passivos das empresas de seguro e na valorização das responsabilidades, o que -- diz -- vem "pressionando as métricas de solvência dos operadores".

Leia Também: Vitinha testou positivo à Covid-19 e falha jogo contra Famalicão

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório