Meteorologia

  • 10 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 24º

Empresas, eis 4 estratégias de aproximação em tempos de distância física

Para as empresas e trabalhadores a distância física (e o teletrabalho) podem ser um desafio, mas há estratégias que podem ajudar a a aproximar os recursos humanos mesmo neste cenário. Conheça-as aqui.

Empresas, eis 4 estratégias de aproximação em tempos de distância física
Notícias ao Minuto

09:26 - 06/01/22 por Notícias ao Minuto

Economia Empresas

Esta semana o teletrabalho é obrigatório e a distância física continua a ser uma realidade, uma vez que o número de novos casos da Covid-19 continua a aumentar diariamente. Para as empresas e trabalhadores é um desafio, mas há estratégias que podem ajudar a a aproximar os recursos humanos mesmo neste cenário. 

"Para nos mantermos proativos e com uma atitude positiva no trabalho, é crucial criarmos mecanismos para nós e para os outros de forma a assegurar a dinâmica e a qualidade das relações em contexto profissional. Mas não só a falar sobre trabalho. Nem para agendar reuniões diárias às 09h00, com o objetivo puro de controlo do cumprimento de horários", diz Bruno Amaral, account manager da Multipessoal, num texto publicado no site da empresa.

Deste modo, há algumas práticas, segundo Bruno Amaral, que podem ajudar a fomentar a proximidade. Tome nota: 

1. Planos de acolhimento aos novos colaboradores - "Para a integração efetiva dos mesmos na organização, com o planeamento cuidadoso dos seus primeiros dias ou semanas de trabalho, garantindo que os mesmos têm a possibilidade de interagir com os colegas da área, ou fora dela, para absorver as melhores práticas na utilização das ferramentas e dos recursos da empresa. Tal permite em simultâneo conhecer as individualidades pessoais dentro da empresa e assim ganhar à vontade e fluidez nas necessárias interações futuras."

2. Reunião de equipa semanal ao início do dia - "Para cada elemento partilhar uma boa noticia ou destacar alguma situação que ocorreu na semana anterior, ou também para falar sobre um objeto pessoal que nos seja importante, com a apresentação da razão dessa importância. Ou até para partilhar uma música que nos fascine, ou um local que nos tenha cativado numas férias, ou numa viagem. Quem sabe para falar de um cliente novo que tenhamos conseguido angariar. Porque os nossos sucessos também podem influenciar os outros e ajudá-los a superar obstáculos, de vontade, de iniciativa, de resiliência."

3. Formação em módulos de curta duração - "Via digital com as diversas áreas da empresa: Marketing, Sistemas de informação, Recursos Humanos; para desenvolvimento dos conhecimentos nas áreas-chave de cada um e nas ferramentas que as sustentam. O aprofundar de casos práticos e que dizem respeito ao dia-a-dia dos profissionais, com a possibilidade de conhecermos as dúvidas e as perspetivas dos outros colegas permitem uma participação e contribuição para a melhoria da atividade individual."

4. Desafios podem ser lançados pelas diversas áreas - "Concursos sobre um qualquer tema, ou a assinalar um dia especial. É importante criar focos de atenção para espevitar a dinâmica nas interações. Novas ideias são bem-vindas!"

Leia Também: Empresas aceitam teletrabalho como ferramenta contra o vírus, diz a ACT

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório