Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Subida dos preços exige "robusto aumento dos salários", defende a CGTP

A central sindical recorda que os trabalhadores, pensionistas e famílias "sentem nos seus bolsos" os acréscimos que se verificam nos bens e serviços essenciais. 

Subida dos preços exige "robusto aumento dos salários", defende a CGTP
Notícias ao Minuto

08:29 - 06/01/22 por Notícias ao Minuto

Economia CGTP

A CGTP defende um aumento "robusto" dos salários em resposta ao aumento generalizado dos preços, recordando que os trabalhadores, pensionistas e famílias "sentem nos seus bolsos" os acréscimos que se verificam nos bens e serviços essenciais. 

"Sem prejuízo da necessidade de medidas imediatas, ganham ainda maior premência as reivindicações da CGTP-IN: a urgência do aumento geral dos salários de todos os trabalhadores incluindo um maior aumento do salário mínimo nacional, e também das pensões, o combate à precariedade, bem como um aumento da proteção no desemprego e de outras prestações sociais", diz a CGTP, numa nota enviada às redações. 

A central sindical recorda que os dados do INE sobre a inflação revelam que os preços subiram 2,8% entre dezembro de 2020 e dezembro de 2021, "acelerando face aos meses anteriores".

"A agravar a situação, estão novas subidas programadas e que se farão sentir já em janeiro. A eletricidade, o gás, as telecomunicações, os transportes e as portagens,  a alimentação (pão, hortaliças, peixe, carne, azeite, etc.), roupa ou seguros têm aumentos anunciados pelas grandes empresas privadas que dominam a maioria destes setores", nota a CGTP. 

A central sindical deixa ainda um alerta para o "crescente desfasamento entre a evolução dos rendimentos, particularmente dos salários e das pensões, e o aumento do custo de vida, reflete-se também no aumento da pobreza e exclusão social no nosso país". 

Por isso, considera que a "degradação das condições de vida para a generalidade da população, não pode ser desligada das consequências que o aumento de preços tem no poder de compra dos salários e de outros rendimentos, os quais não têm acompanhado as subidas de preços". 

Leia Também: CGTP defende que trabalhadores exijam alteração de políticas com voto

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório