Meteorologia

  • 21 MAIO 2022
Tempo
25º
MIN 17º MÁX 25º

Açores: Isenção de creches até 13.º escalão contemplará 2.037 crianças

A isenção de pagamento de creches até ao 13.º escalão, em vigor nos Açores desde 01 de janeiro, deverá contemplar este ano 2.037 crianças, estimou hoje o Governo Regional.

Açores: Isenção de creches até 13.º escalão contemplará 2.037 crianças
Notícias ao Minuto

16:50 - 04/01/22 por Lusa

Economia Açores

Em 2021, o executivo açoriano, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, já tinha alargado a isenção de pagamento de mensalidade das creches do 7.º ao 10.º escalão e, no total, beneficiaram da medida 1.085 crianças.

Numa nota enviada hoje às redações, a Vice-Presidência do Governo Regional lembra que, a partir de 01 de janeiro de 2022, entrou em vigor na Região Autónoma dos Açores a isenção do pagamento das comparticipações familiares em creche até ao 13.º escalão, prevendo-se que, este ano, "sejam contempladas 2.037 crianças com esta isenção, mais 952 do que em 2021".

Esta medida, prevista no Orçamento da Região para 2022, é, para o executivo regional, "estruturante no combate à pobreza, no enfrentar do despovoamento populacional, na proteção das famílias e na formação social e cognitiva das crianças", lê-se na nota divulgada.

Para o vice-presidente do Governo, Artur Lima, citado na mesma nota, "a generalização do acesso à creche é a melhor forma de pôr termo à desigualdade que começa no berço".

A creche, enquanto "recurso imprescindível para a comunidade", está ao "serviço das famílias" e cria "contextos propícios ao desenvolvimento físico e psíquico das crianças", sublinha ainda o governante.

Em 19 de novembro de 2021, o vice-presidente do executivo regional, que tutela a pasta da Solidariedade Social, anunciou o alargamento da isenção de pagamento da mensalidade das creches ao 13.º escalão em 2022.

"No próximo ano, alargaremos o alcance social desta medida. Em 2022, essa isenção das creches chegará ao 13.º escalão das creches, para abranger um maior número de crianças", avançou, na ocasião, Artur Lima, em Angra do Heroísmo, numa intervenção, por videoconferência, na sessão de encerramento do webinar "As Crianças e os seus Direitos".

Leia Também: Mais de 600 mil pessoas subscrevem petição contra condecoração a Blair

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório