Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Começar 2022 a poupar. Cinco dicas para organizar a sua carteira

Se impulsionar a sua poupança é uma das suas resoluções para este ano, este artigo é para si. 

Começar 2022 a poupar. Cinco dicas para organizar a sua carteira
Notícias ao Minuto

09:04 - 04/01/22 por Notícias ao Minuto

Economia Poupança

2022 começou há poucos dias, mas para muitos o início de um novo ano é também uma oportunidade de organizar melhor as suas finanças e perceber de que forma podem poupar mais ao longo dos próximos meses. Se impulsionar a sua poupança é uma das suas resoluções para este ano, este artigo é para si. 

A Selectra, uma plataforma que permite comparar tarifas de energia e telecomunicações, diz que, por norma, o mês de janeiro é "complicado" do ponto de vista das finanças pessoais, mas é também um momento para "refletir" sobre o que irá fazer relativamente à gestão do seu orçamento.

Nesta senda, a empresa reuniu, num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, alguns conselhos que podem ajudar a organizar, de forma "mais eficiente" as finanças pessoais para este novo ano. Tome nota: 

1. Anote todas as receitas e despesas

"Faça a comparação entre o seu salário líquido e as despesas mensais que já sabe que vai ter, como a renda da casa e faturas de energia e telecomunicações. Embora algumas possam variar um pouco de valor, ao fazer este exercício consegue ter uma perspetiva de qual o montante que terá disponível para planos adicionais ou ainda para depositar numa conta poupança."

2. Fixe limites máximos

"Quanto dinheiro pode dispensar por semana para restauração ou programas culturais? Fixe um limite máximo para as suas despesas variáveis e programe os seus planos de modo a que consiga cumprir o orçamento estipulado."

3. Compare as suas faturas de energia

"Há quanto tempo é que não analisa de forma detalhada as suas faturas de luz e gás? Se não se recorda da última vez que se dedicou a esta tarefa, talvez esteja na altura certa de o fazer."

4. Coloque dinheiro à parte para alguma eventualidade

"Já ouviu a expressão 'no poupar é que está o ganho'? Pois bem, embora não seja fácil economizar todos os meses, é importante ter algum dinheiro de parte caso surja algum imprevisto."

5. Utilize apps de gestão de orçamento

"Já existem aplicações de telemóvel que o ajudam a gerir corretamente o seu orçamento familiar."

Leia Também: Desemprego em Espanha caiu em 2021, o maior corte anual

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório