Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Se gosta de fazer alguma atividade, rentabilize-a e ganhe dinheiro extra

Tome nota de algumas dicas do Doutor Finanças e comece 2022 com algum rendimento extra.

Se gosta de fazer alguma atividade, rentabilize-a e ganhe dinheiro extra
Notícias ao Minuto

08:49 - 04/01/22 por Notícias ao Minuto

Economia finanças pessoais

Há alguma atividade, em particular, que goste de fazer nos seus tempos livres? Tente perceber se há uma forma de a rentabilizar, de modo a começar 2022 com algum rendimento extra. Se não tem ideias, o Doutor Finanças reuniu algumas que podem ajudar. 

1. Ganhe um extra com os seus dotes culinários

"Várias pessoas dizem que tem imenso jeito para a cozinha? Aproveite esse talento e comece a cozinhar para vender. Divulgue o seu 'negócio' junto dos seus contactos, aproveite a potencialidade das redes sociais para promover os seus pratos, contacte restaurantes e similares, como por exemplo padarias ou pastelarias para lhes dar a conhecer o seu trabalho. Pode também obter um rendimento extra ensinando outras pessoas a cozinhar, seja presencialmente ou através da internet."

2. Faça peças de artesanato

"Costuma fazer peças de artesanato para decorar a sua casa ou para oferecer a familiares ou amigos? E se começasse a fazer peças para vender? Divulgue os seus trabalhos em mercados ou feiras na sua área de residência. Por vezes, os municípios e/ou freguesias promovem exposições ou mostras de artesanato. Informe-se junto das entidades e participe, pois, quanto mais divulgar o seu trabalho maior probabilidade tem de conseguir vender as peças."

3. Rentabilize o seu gosto pela fotografia

"Se a sua paixão é a fotografia, saiba que existem plataformas de bancos de imagem que compram fotos. iStock, ShutterStock ou BigStock são alguns dos exemplos. Poderá submeter as suas fotografias e receber algum dinheiro por elas."

4. Crie um rendimento a cuidar de animais de estimação

"Adora animais de estimação e até faz voluntariado numa associação de proteção animal? Saiba que pode ganhar algum dinheiro trabalhando com animais. Preste serviços de pet sitting. Este serviço consiste em deslocar-se a casa dos donos para cuidar e passear dos seus animais."

5. Faça da música um rendimento extra

"Sabe tocar um instrumento musical na perfeição? Perfeito! Pode sempre juntar-se a uma banda de música ou começar a tocar em bares ou em eventos, como por exemplo casamentos. Outra sugestão é ensinar pessoas a tocar esse instrumento. Pode optar por fazê-lo presencialmente ou através da internet. Estas dicas aplicam-se igualmente a quem tenha outro talento como dançar."

6. Aproveite o seu dom para desenhar

"Sabe desenhar como ninguém e a criatividade é o seu forte? Divulgue os seus trabalhos nas redes sociais. Além do Instagram e Facebook crie conta e promova os seus desenhos no Pinterest que é uma rede social de partilha de fotos. Apresente os seus trabalhos a jornais e revistas. Por vezes também as empresas estão interessadas neste tipo de trabalho para ajudar na divulgação dos seus produtos e serviços."

7. Tenha um rendimento extra com a maquilhagem

"É a si que as suas amigas procuram sempre que precisam de dicas de maquilhagem? Além de aconselharmos que divulgue o seu talento nas redes sociais, dê a conhecer o seu trabalho a esteticistas e cabeleireiros, para conseguir uma parceria. Relativamente às redes sociais, alertamos que neste caso só pode publicar fotos dos seus “modelos” se tiver autorização dos mesmos, caso contrário não o pode fazer."

Leia Também: O seu município dá desconto no IRS? Consulte esta lista e confira

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório