Há alguma atividade, em particular, que goste de fazer nos seus tempos livres? Tente perceber se há uma forma de a rentabilizar, de modo a começar 2022 com algum rendimento extra. Se não tem ideias, o Doutor Finanças reuniu algumas que podem ajudar.
1. Ganhe um extra com os seus dotes culinários
"Várias pessoas dizem que tem imenso jeito para a cozinha? Aproveite esse talento e comece a cozinhar para vender. Divulgue o seu 'negócio' junto dos seus contactos, aproveite a potencialidade das redes sociais para promover os seus pratos, contacte restaurantes e similares, como por exemplo padarias ou pastelarias para lhes dar a conhecer o seu trabalho. Pode também obter um rendimento extra ensinando outras pessoas a cozinhar, seja presencialmente ou através da internet."
2. Faça peças de artesanato
"Costuma fazer peças de artesanato para decorar a sua casa ou para oferecer a familiares ou amigos? E se começasse a fazer peças para vender? Divulgue os seus trabalhos em mercados ou feiras na sua área de residência. Por vezes, os municípios e/ou freguesias promovem exposições ou mostras de artesanato. Informe-se junto das entidades e participe, pois, quanto mais divulgar o seu trabalho maior probabilidade tem de conseguir vender as peças."
3. Rentabilize o seu gosto pela fotografia
"Se a sua paixão é a fotografia, saiba que existem plataformas de bancos de imagem que compram fotos. iStock, ShutterStock ou BigStock são alguns dos exemplos. Poderá submeter as suas fotografias e receber algum dinheiro por elas."
4. Crie um rendimento a cuidar de animais de estimação
"Adora animais de estimação e até faz voluntariado numa associação de proteção animal? Saiba que pode ganhar algum dinheiro trabalhando com animais. Preste serviços de pet sitting. Este serviço consiste em deslocar-se a casa dos donos para cuidar e passear dos seus animais."
5. Faça da música um rendimento extra
"Sabe tocar um instrumento musical na perfeição? Perfeito! Pode sempre juntar-se a uma banda de música ou começar a tocar em bares ou em eventos, como por exemplo casamentos. Outra sugestão é ensinar pessoas a tocar esse instrumento. Pode optar por fazê-lo presencialmente ou através da internet. Estas dicas aplicam-se igualmente a quem tenha outro talento como dançar."
6. Aproveite o seu dom para desenhar
"Sabe desenhar como ninguém e a criatividade é o seu forte? Divulgue os seus trabalhos nas redes sociais. Além do Instagram e Facebook crie conta e promova os seus desenhos no Pinterest que é uma rede social de partilha de fotos. Apresente os seus trabalhos a jornais e revistas. Por vezes também as empresas estão interessadas neste tipo de trabalho para ajudar na divulgação dos seus produtos e serviços."
7. Tenha um rendimento extra com a maquilhagem
"É a si que as suas amigas procuram sempre que precisam de dicas de maquilhagem? Além de aconselharmos que divulgue o seu talento nas redes sociais, dê a conhecer o seu trabalho a esteticistas e cabeleireiros, para conseguir uma parceria. Relativamente às redes sociais, alertamos que neste caso só pode publicar fotos dos seus “modelos” se tiver autorização dos mesmos, caso contrário não o pode fazer."
Leia Também: O seu município dá desconto no IRS? Consulte esta lista e confira