Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Empresas, eis cinco dicas para recrutar candidatos qualificados

Veja as dicas da Adecco Portugal para encontrar e contratar os melhores talentos.

Empresas, eis cinco dicas para recrutar candidatos qualificados
Notícias ao Minuto

08:30 - 02/01/22 por Notícias ao Minuto

Economia Recrutamento

Encontra dificuldades em recrutar candidatos qualificados num mercado de trabalho competitivo? "A escassez de recursos para trabalhar em vários segmentos de mercado é uma herança da pandemia que está a provocar sérias dificuldades às empresas em contratar as pessoas certas para o lugar certo", diz a Adecco Portugal

Nesta senda, a empresa especializada em recursos humanos partilha cinco dicas que podem ajudar a recrutar candidatos qualificados. Tome nota: 

1. Anúncios de emprego com descrições detalhadas das funções

"Atualmente, os candidatos podem dar-se ao luxo de serem seletivos na sua procura, por isso a descrição da vaga tem que se destacar. Para tal, tem de tornar o seu anúncio tão completo quanto possível. Comunique clara e objetivamente as funções e benefícios envolvidos, regalias extra e oportunidades de desenvolvimento de carreira."

2. Investir num pacote de benefícios holísticos

"Num mundo pós-pandémico, muitos aspetos do mundo do trabalho mudaram e as expetativas dos profissionais também, passando a valorizar muito mais do que os números do salário. Valorizam os benefícios do trabalho, as oportunidades de qualificação e requalificação, a flexibilidade de horários, um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal e uma forte cultura de trabalho. O trabalho à distância também se tornou particularmente importante para os candidatos, o que significa que as empresas que oferecem trabalho a partir de casa ou posições remotas são mais suscetíveis de atrair talentos de topo em indústrias competitivas. Em termos simples, os candidatos estão à procura de pacotes de compensação holísticos."

3. Alavancar o networking com um incentivo extra aos funcionários

"Os seus funcionários mais leais e com melhor desempenho conhecem, provavelmente, outros profissionais com os mesmos interesses. Alavanque as redes profissionais dos seus funcionários, oferecendo prémios. Normalmente, o tipo de bónus mais comum é uma recompensa monetária. No entanto, pode estruturar o bónus da forma que desejar, dependendo das suas necessidades. Por exemplo, poderá pagar aos funcionários o bónus total após o candidato selecionado ter passado o seu período de experimental de três meses, ou, para aumentar o número de candidatos que encontrar, poderá decidir dar 10% do bónus após cada processo de entrevista concluído."

4. Criar uma experiência positiva do candidato

"Se o processo de candidatura for demasiado demorado ou a entrevista não for adequada, os candidatos podem deixar de ter interesse. Muitos ativos à procura de emprego estão a trabalhar a tempo inteiro e não dispõem de tempo livre para se dedicarem à procura de emprego, em particular se essa não for uma prioridade, mas um interesse periférico, no sentido de quererem avaliar o seu potencial no mercado de trabalho e quais as oportunidades que podem surgir. Para maximizar as probabilidades de atrair candidatos, torne o processo de candidatura fácil. O mesmo se aplica ao processo de entrevista."

5. Seguir os candidatos que deixam de dar resposta durante o processo de contratação

"A maioria dos recrutadores tem-se confrontado com candidatos que, em determinado momento do processo de contratação, deixam de dar resposta. É exatamente por isso que é tão importante acompanhar os candidatos que não respondem. Tenha em mente que os candidatos ativos são provavelmente contactados várias vezes por dia por concorrentes do mercado, pelo que deve procurar manter-se no topo da sua caixa de entrada e garantir que a sua empresa está bem presente na memória dos potenciais talentos. Tome nota de quando contactou um candidato pela última vez e se este respondeu ou não, o que pode ser feito usando Excel ou Google Sheets. Se voltar a contactar o candidato algumas vezes e continuar sem resposta, evite voltar a fazê-lo por um período entre três e seis meses."

Leia Também: Mercadona prepara chegada a Viseu (e já está a recrutar)

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório