Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Fraudes? "Detete mensagens de phishing e proteja-se de esquemas"

Fique atento e evite cair em fraudes.

Fraudes? "Detete mensagens de phishing e proteja-se de esquemas"
Notícias ao Minuto

15:08 - 29/12/21 por Notícias ao Minuto

Economia Fraudes

Os CTT - Correios de Portugal recomendaram, esta quarta-feira, que os portugueses se mantenham atentos,  identificando mensagens de phishing e evitando cair em esquemas fraudulentos. 

"O final do ano também pode ser sinónimo de mensagens no telemóvel a dizer que tem valores a pagar aos CTT. Saiba que se essas mensagens não são verdadeiras e que se trata de um esquema fraudulento com vista à obtenção de dados pessoais e bancários, sem qualquer ligação aos CTT. Este é apenas um dos vários esquemas de phishing que já detetámos", diz a operadora de correios, em comunicado. 

Há vários esquemas que têm utilizado o nome dos CTT para atuar. Aliás, a operadora de correios disponibiliza aqui alguns exemplos de esquemas em circulação. 

O phishing é uma técnica de fraude online onde, através de mensagens SMS, emails ou publicações em social media, que tentam obter informações confidenciais como contas de login, passwords ou detalhes bancários, usando a identidade de instituições de confiança como se se tratasse de comunicações oficiais, dizem os CTT. 

"O objetivo destas comunicações é encaminhar o utilizador para um site falso, de modo a que este forneça os seus dados confidenciais", adianta a operadora de correios.

Leia Também: Governo quer exportações de 50% até 2027 com investimento em I&D

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório