Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Governo do Líbano diz que está mais próximo de um acordo com FMI

O primeiro-ministro do Líbano revelou hoje que as conversações do seu governo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) estão próximas de uma "fórmula final" para um projeto de acordo antes do final de fevereiro.

Governo do Líbano diz que está mais próximo de um acordo com FMI
Notícias ao Minuto

14:57 - 28/12/21 por Lusa

Economia Líbano

Najib Mikati disse que o Governo está a fazer "o seu trabalho de casa" antes das conversações com o FMI, estando previsto que uma delegação do Fundo visite novamente o Líbano no final de janeiro ou início de fevereiro para definir "a fórmula final para o acordo".

Divergências profundas dividiram a delegação libanesa durante as negociações do ano passado com o FMI, com o governo de um lado e o banco central e os credores locais, por outro. Um acordo terá de ser aprovado pelo governo.

O Líbano está no auge de uma crise económica, descrita como uma das piores do mundo nos últimos 150 anos, com as instituições financeiras internacionais a chamar-lhe uma depressão deliberada, culpando a elite política, no poder durante décadas, por gerir mal os recursos do país.

Mitaki falava horas depois de o Presidente libanês, Michel Aoun, ter apelado ao fim do impasse governamental de 11 semanas que prejudicou as instituições estatais e um dia depois de ter sido formalizado o adiamento para 15 de maio de 2022 das eleições legislativas inicialmente convocadas pelo Parlamento para março do próximo ano.

O ministro do Interior do Líbano, Bassam Mawlawi, assinou um "anteprojeto de decreto" que diz que as eleições deverão decorrer em 15 de maio para os libaneses residentes no país e entre 06 e 08 do mesmo mês para residentes no estrangeiro.

O primeiro-ministro já ratificou hoje o projeto de decreto, mas a data ainda necessita de ser ratificada pelo Presidente.

A decisão é contrária à do Parlamento libanês, que aprovou a marcação de eleições gerais para 27 de março, quase dois meses antes do previsto.

Leia Também: Governo do Líbano adia eleições legislativas para maio de 2022

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório