Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Portal Mais Transparência passa a ter área dedicada aos municípios

Nova área contém informação sobre cinco áreas de análise e 73 indicadores relevantes para a transparência municipal, anunciou a tutela. 

Portal Mais Transparência passa a ter área dedicada aos municípios
Notícias ao Minuto

16:06 - 22/12/21 por Notícias ao Minuto

Economia Portal Mais Transparência

O portal Mais Transparência passa, a partir desta quarta-feira, a disponibilizar uma área exclusivamente dedicada aos municípios, com informação sobre cinco áreas de análise e 73 indicadores relevantes para a transparência municipal, anunciou a tutela. 

As áreas de análise em causa são 'dinâmica económica', com informação sobre a economia municipal abrangendo tanto as empresas como os cidadãos; 'gestão financeira', com informação sobre as contas das autarquias e 'gestão administrativa', que inclui uma análise de informações sobre recursos humanos, o setor empresarial local e aspetos sobre a contratação pública.

Depois, na área 'decisões fiscais', é disponibilizada informação sobre a fiscalidade municipal, onde são avaliadas taxas aplicadas e os índices de estabilidade. Por fim, na área 'descentralização de competências' é apresentado o ponto de situação do processo de transferências de competências do Estado Central para o Poder Local, tanto por área descentralizada como por município, explica o Governo.

"Para cada uma destas áreas, é apresentado um conjunto de indicadores de referência que fornecem um retrato global da realidade autárquica do país. Por exemplo, nas várias áreas, são apresentados indicadores globais para o conjunto dos municípios portugueses, mas também informação sobre o maior valor nacional, a média nacional e o menor valor nacional, sendo ainda disponibilizada uma ficha informativa para cada um dos 308 municípios", refere o Ministério da Modernização do Estado, em comunicado. 

O Portal Mais Transparência, recorde-se, é uma medida Simplex lançada no final de abril com informação sobre fundos europeus e sobre o Orçamento do Estado e, a partir de hoje também com informação sobre as autarquias locais. Desde o seu lançamento, recebeu 138 mil visitas e conta já com 33 mil utilizadores.

Leia Também: Farmácias dizem que testes à Covid-19 vão continuar gratuitos em janeiro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório