Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Decisão de política monetária do BCE ajuda sustentabilidade da dívida grega

A agência de notação financeira Fitch considerou hoje que a decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) divulgada na terça-feira ajuda à sustentabilidade da dívida grega, segundo uma nota hoje divulgada.

Decisão de política monetária do BCE ajuda sustentabilidade da dívida grega
Notícias ao Minuto

13:54 - 21/12/21 por Lusa

Economia Fitch

"O anúncio do BCE de que poderá continuar a comprar dívida pública grega até ao fim de 2024 reduz o risco de custos acentuadamente altos à medida que o Programa de Compras de Emergência Pandémica (PEPP) é retirado", afirma a agência de 'rating'.

A Fitch considera que o PEPP "tem sido uma fonte importante de flexibilidade de financiamento para a Grécia, cujos títulos de dívida pública são inelegíveis para outros programas do BCE, devido ao seu estatuto abaixo do nível de investimento".

"As compras do PEPP ajudaram a manter em baixo as taxas de juro marginais na dívida grega, com a taxa a 10 anos a cair para cerca de 1,3%, depois de 2% em maio de 2020", refere agência.

Na terça-feira, o BCE anunciou o fim do programa de compra de ativos implementado em resposta à pandemia de covid-19, que será retirado até 2022, mas anunciou o reforço do programa de ativos que já estava em vigor antes da pandemia.

Frankfurt também anunciou que devido a possíveis agitações no mercado, os reinvestimentos do PEPP "podem ser ajustados de forma flexível ao longo do tempo, por tipo de ativos e jurisdições", incluindo a compra de dívida grega para lá "da renovação das amortizações".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório