Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Wall Street fecha em baixa enervada com pandemia e revés de Biden

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em baixa, com os investidores enervados pelas más notícias da pandemia, por um revés para Joe Biden no Congresso e pela margem de ação reduzida da Reserva Federal (Fed).

Wall Street fecha em baixa enervada com pandemia e revés de Biden
Notícias ao Minuto

23:13 - 20/12/21 por Lusa

Economia Wall Street

Os resultados definitivos da sessão indicam que o seletivo Dow Jones Industrial Average abandonou 1,23%, para os 34.932,16 pontos, o tecnológico Nasdaq recuou 1,24%, para as 14.980,94 unidades, e o alargado S&P500 perdeu 1,14%, para as 4.568,02.

"A incerteza sobre o impacto final da variante Ómicron perdura", resumiram os analistas da Schwab, em texto sobre a sessão bolsista.

Se a intensidade do vírus parece relativamente moderada, como antecipada, a sua velocidade de propagação, porém, não deixou de levar vários países a avançarem com restrições sanitárias.

A variante Ómicron "acrescenta-se à incerteza sobre as taxas de juro", realçou Sam Stovall, responsável pela estratégia de investimentos na CFRA.

A propagação da Ómicron faz aumentar o risco de um arrefecimento económico, mas que seria acompanhado de subida dos preços, devido ao agravamento das perturbações nas cadeias logísticas.

"A Fed está um pouco entalada", considera o analista, "porque a inflação seria um problema nos dois casos", no de a economia avançar e no de ficar perturbada duravelmente pela nova variante do novo coronavirus, "o que poderia obrigá-la a subir as taxas" de juro, aconteça o que acontecer.

À pandemia acrescentou-se o problema de Joe Biden no Congresso, onde o seu vasto plano de medidas e investimentos sociais e ambientais parece próximo do fracasso.

O senador Joe Manchin, eleito pelos democratas no Estado da Virgínia Ocidental, indicou no domingo que não votaria a favor do texto.

Não obstante, vários meios de comunicação noticiaram hoje que este senador ainda não tinha fechado a porta definitivamente.

"A vontade persistente de Manchin negociar deu aos investidores alguma esperança de ver um acordo", sublinharam os analistas da Briefing.com, o que permitiu aos índices limitarem as suas perdas.

Leia Também: Bolsas europeias em forte baixa receosas com expansão da variante Ómicron

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório