Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Comunidade Intermunicipal de Aveiro com orçamento de 28 milhões em 2022

O Conselho Intermunicipal da Região de Aveiro aprovou as Grandes Opções do Plano (GOP) e Orçamento para 2022, que atinge os 28 milhões de euros, mais dois milhões do que o deste ano, revelou hoje fonte autárquica.

Comunidade Intermunicipal de Aveiro com orçamento de 28 milhões em 2022
Notícias ao Minuto

11:15 - 20/12/21 por Lusa

Economia Orçamento

As Grandes Opções do Plano 2022 assumem um investimento de 27,2 milhões de euros, sendo o montante global do Orçamento da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) para 2022 de 28 milhões de euros, o valor mais alto dos orçamentos da CIRA, refere uma nota do Gabinete de Comunicação da CIRA.

Entre as principais obras que irão arrancar no próximo ano estão a Ponte-Açude do Rio Novo do Príncipe e o Sistema Primário de Defesa do Baixo Vouga Lagunar, que "de uma vez por todas têm de ter o arranque da sua execução, ultrapassando as muitas dificuldades que têm sido colocadas, nomeadamente ao nível do licenciamento ambiental".

Merece ainda destaque a qualificação da margem esquerda do rio Novo do Príncipe entre a ponte Açude e a ponte do Outeiro e o reforço de margens e desassoreamento de 23 cais e praias da ria de Aveiro, com um investimento de cerca de três milhões de euros cada, com financiamento a 100% da Iniciativa de Assistência à Recuperação para a Coesão e os Territórios da Europa (REACT-EU).

Ao nível das políticas intermunicipais, a CIRA assume como prioritária a negociação, o acordo e a ativação de um novo protocolo com a Agência Portuguesa do Ambiente, no que respeita ao rio Vouga e ao Baixo Vouga Lagunar, visando a execução de projetos e de obras de qualificação e de manutenção das margens e motas, cuidando dos valores ambientais e das atividades urbanas e económicas existentes na sua envolvente.

Na sua condição de Autoridade Regional de Transportes, a CIRA vai também lançar o segundo concurso público internacional visando o início da sua execução operacional dos transportes Municipais e Intermunicipais.

Quanto às conversações com o Governo, a CIRA promete continuar a desenvolver um trabalho "intenso" de interlocução e negociação, sobre os "muitos assuntos pendentes", incluindo a ampliação e requalificação do Hospital de Aveiro e dos hospitais de Águeda e Estarreja, a ligação ferroviária Aveiro/Viseu/Salamanca e o fim das portagens nos circuitos intra-NUT III Região de Aveiro nas autoestradas A17, A25 e A29.

As Grandes Opções do Plano (GOP) e Orçamento para 2022 da CIRA foram aprovados na Assembleia Intermunicipal realizada em 13 de dezembro. Na mesma sessão decorreu o ato de posse dos seus membros e foi eleita a Mesa, que continua a ser presidida por Santos Sousa.

Leia Também: Melgaço aprova orçamento de 26,7 milhões de euros para 2022

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório