Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Sindicato estende greve às últimas horas na STCP até 30 de abril de 2022

O Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Urbanos do Norte (STRUN) anunciou hoje que vai estender a greve dos trabalhadores da STCP às últimas quatro horas, que vigorava até ao final deste ano, até 30 de abril de 2022.

Sindicato estende greve às últimas horas na STCP até 30 de abril de 2022
Notícias ao Minuto

20:20 - 15/12/21 por Lusa

Economia STCP

Em comunicado divulgado hoje, o STRUN diz que "a administração da STCP parece não querer, ou não ter autonomia para negociar e responder às justas reivindicações dos trabalhadores" e adianta que "não é convocado pela administração desde julho".

O sindicato acusa a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) de, "por comodismo", não "negociar com greves em vigor".

Esta estrutura tinha já convocado uma greve às últimas quatro horas de trabalho que vigorava de 09 de outubro até ao final do ano.

Os trabalhadores reivindicam um reforço do salário base em 30 euros, acrescentando, na prática, mais 15 euros ao valor que tinha já sido acordado entre a administração da STCP e quatro sindicatos.

O STRUN foi o único sindicato que se recusou a assinar este acordo.

No documento hoje divulgado, o STRUN refere que "os ditos sindicatos fizeram um pacto de 'paz social' até abril de 2022, comprometendo-se em não marcar lutas e o que se noticia é não haver dinheiro, porque os acionistas (Câmaras) rejeitaram o plano de atividade e orçamento para 2022 apresentado pelos administradores da empresa".

A 10 de dezembro, o presidente da Área Metropolitana do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues, disse que foi travado um aumento na ordem dos três milhões de euros da comparticipação dos municípios à STCP.

"Foi suspensa a decisão porque não compete, do meu ponto de vista, ao conselho de administração apresentar um plano com um aumento tão significativo sem haver consulta aos municípios", defendeu, na altura, o também presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia.

A gestão da operadora de transportes urbanos do Porto é, desde o início do ano, assumida pelos municípios do Porto, Gaia, Gondomar, Matosinhos, Valongo e Maia.

A Lusa tentou obter esclarecimentos junto da STCP, mas até ao momento não obteve resposta.

Leia Também: Porto. STCP disponibiliza inquérito aos clientes

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório