Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Anacom aprova redução nos preços dos circuitos Continente-Açores-Madeira

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) aprovou uma redução de 13% nos preços máximos dos circuitos CAM, praticados pela Meo, entre o continente, os Açores e a Madeira, segundo um comunicado.

Anacom aprova redução nos preços dos circuitos Continente-Açores-Madeira
Notícias ao Minuto

13:48 - 15/12/21 por Lusa

Economia Anacom

"A Anacom aprovou em sentido provável de decisão uma redução de 13% nos preços máximos dos circuitos entre o continente e as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira (circuitos CAM) praticados pela Meo, e a manutenção dos preços máximos dos circuitos que ligam as várias ilhas dos Açores (circuitos inter-ilhas), no âmbito da oferta regulada ORCE [Oferta de Referência de Capacidade Ethernet]", lê-se na mesma nota.

Por outro lado, "no que respeita aos preços dos circuitos tradicionais, no âmbito da oferta de referência de circuitos alugados (ORCA), a Anacom decidiu igualmente manter os preços em vigor", indicou o regulador.

A Anacom revelou ainda que "desde 2015, a redução acumulada dos preços máximos dos circuitos CAM ronda dos 95,2%, considerando as reduções de circuitos Ethernet CAM de 1 Gbps [gigabits por segundo]".

Segundo a entidade, esta decisão "tem como principal objetivo melhorar as condições de concorrência no mercado, com benefício para os operadores e prestadores de serviços alternativos à Meo, que necessitam de alugar essas ligações para desenvolver a sua atividade".

A Anacom considera ainda que a descida melhora ainda as condições "para os consumidores das Regiões Autónomas, que se pretende que usufruam de maior diversidade de oferta retalhista e em condições equiparadas às condições disponibilizadas aos restantes consumidores de serviços de comunicações eletrónicas no território continental".

Na mesma nota, a Anacom indicou que "os novos preços devem entrar em vigor à data de aprovação do presente sentido provável de decisão, que agora vai para audiência prévia e consulta pública durante 20 dias úteis".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório