Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Poupar na conta da luz? Saiba como ver (e enviar) as leituras do contador

Ao enviar as leituras à empresa evita estimativas e, por isso, pode poupar algum dinheiro. 

Poupar na conta da luz? Saiba como ver (e enviar) as leituras do contador
Notícias ao Minuto

09:04 - 15/12/21 por Notícias ao Minuto

Economia Fatura da luz

A leitura dos equipamentos de medição de eletricidade - contadores - é responsabilidade dos operadores de rede de distribuição, uma vez que estes são os donos dos equipamentos, de acordo com a ERSE. Contudo, ao enviar as leituras à empresa evita estimativas e, por isso, pode poupar algum dinheiro. 

"Importa notar, de acordo com a ERSE, que a leitura comunicada pelo consumidor tem o mesmo valor que as leituras efetuadas pelas empresas distribuidoras e prevalece sobre as estimativas de consumo", pode ler-se no site Fatura Amiga

Vale sublinhar que como existem vários modelos de contadores, o processo de leitura é diferente de caso para caso. Existem os seguintes três modelos, de acordo com a mesma plataforma

  • Eletromecânico

"Independentemente da marca, possuem sempre características semelhantes, sendo que todas as leituras se encontram visíveis. Para realizar a leitura nestes contadores deve ler todos os dígitos, com exceção dos dígitos à direita da vírgula ou de cor vermelha.

No caso de ter tarifa simples ou bi-horária: tire as leituras do período normal (3 - Fora de Vazio ou Cheias) e do período económico (1 - Vazio). Se tiver tarifa tri-horária: tire as leituras do período de Cheias (3), do período de Vazio (1) e do período de Ponta (2)."

  • Estático

"A informação aparece sequencialmente e automaticamente no visor, não sendo necessário carregar em nenhum botão. No entanto, consoante o modelo do seu contador, terá que interpretar os valores de forma diferente.

No caso de ter tarifa simples ou bi-horária: tire as leituras do período normal (Fora de Vazio ou Cheias) e do período económico (Vazio). Se tiver tarifa tri-horária: tire as leituras do período de Cheias, do período de Vazio e do período de Ponta."

  • Híbrido

"Para consultar a informação que aparece no contador e e realizar as leituras de eletricidade deve carregar no botão. No entanto, consoante o modelo do seu contador, terá que interpretar os valores de forma diferente.

No caso de ter tarifa simples ou bi-horária: tire as leituras do período normal (Fora de Vazio ou Cheias) e do período económico (Vazio). Se tiver tarifa tri-horária: tire as leituras do período de Cheias, do período de Vazio e do período de Ponta."

Verifique a data para o envio da leitura

Na fatura de eletricidade vem indicada qual a data em que deverá ser enviada a leitura, lembra ainda o site Fatura Amiga. "Esta comunicação é gratuita e quando efetuada antes da data de emissão da fatura, será tida em conta para efeitos de faturação", pode ainda ler-se.

A comunicação das leituras traz também as seguintes vantagens:

  • Evita a necessidade de serem efetuados acertos futuros;
  • Permite o acompanhamento dos consumos e um melhor ajustamento dos comportamentos;
  • Facilita a deteção de alguma anomalia nos equipamentos ou mesmo no contador de eletricidade.

Leia Também: Estão abertas as candidaturas para requalificação de equipamentos sociais

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório