Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Concorrência dá luz verde a compra de ativos da Hidurbe pela Ferrovial

A Autoridade da Concorrência deu luz verde à compra pela multinacional Ferrovial do negócio de limpeza de jardins e recolha e tratamento de resíduos da Hidurbe Serviços, segundo aviso publicado.

Concorrência dá luz verde a compra de ativos da Hidurbe pela Ferrovial
Notícias ao Minuto

10:36 - 14/12/21 por Lusa

Economia Concorrência

A subsidiária do setor das infraestruturas, transportes e serviços urbanos do grupo Ferrovial, a Ferrovial Serviços, comprou o controlo exclusivo de uma sociedade a constituir para a qual serão destacados ativos relativos a uma unidade de negócio autónoma da Hidurbe Serviços.

O Conselho de Administração da Autoridade da Concorrência, segundo aviso publicado no 'site' do regulador, deliberou adotar uma decisão de não oposição à operação de concentração, considerando que a mesma não é suscetível de criar entraves significativos à concorrência efetiva no mercado nacional ou numa parte substancial deste.

A unidade de negócio autónoma da Hidurbe Serviços integra um conjunto de ativos afetos à atividade de índole ambiental, incluindo a limpeza e manutenção de espaços verdes, a recolha e tratamento de resíduos e o autoconsumo fotovoltaico.

A Ferrovial Serviços é subsidiária em Portugal da Cespa de Espanha, que em Portugal fundou em 1994 uma subsidiária no setor do tratamento e reciclagem de lixos, máquinas e instalações.

A operação de concentração foi notificada em meados de novembro à ADC, enquanto decorria a venda à empresa alemã PreZero - propriedade do grupo retalhista alemão Schwarz, propriedade da família com o mesmo nome, que detém e opera as marcas Lidl e Kaufland - do negócio de meio ambiente na Península Ibérica da Ferrovial Serviços, por 1.133 milhões de euros.

Em julho passado, a Ferrovial informou a Comissão Nacional do Mercado de Valores Mobiliários espanhola (CNMV) do acordo para vender o negócio à PreZero International, obtendo uma mais-valia de 317 milhões de euros, no âmbito da venda da divisão de serviços que a Ferrovial lançou em 2019, incluindo a transferência dos negócios dos segmentos de meio ambiente e empresas de recolha, tratamento e reciclagem de resíduos.

Após esta transação, que se juntou à venda há um ano da empresa australiana Broadspectrum, a Ferrovial Services anunciou que o desinvestimento do resto dos negócios vai continuar no Reino Unido, Espanha, Chile e Estados Unidos, os principais mercados onde a empresa tem atividades neste negócio.

Na última reunião de acionistas realizada em abril, a Ferrovial reconheceu que a venda do negócio de serviços estava a demorar mais do que esperava, mas reforçou estar a trabalhar para completar a alienação ainda este ano.

Leia Também: Tribunal condena homem por forçar filho de 14 anos a trabalhar nas férias

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório