Procurar

Saiba quais os bancos que mais cobram em taxas de manutenção

O valor médio que os bancos cobram aos clientes pela manutenção das contas à ordem ronda os 65 euros. A política aplicada pelas instituições bancárias é favorável aos clientes que têm contas bancárias mais recheadas. Os que têm menos dinheiro numa conta à ordem são, por outro lado, os que pagam mais comissões. A Caixa Geral de Depósitos e o BPI são os que cobram menos. O Millennium BCP, o que cobra mais, escreve hoje o Jornal de Notícias.

Saiba quais os bancos que mais cobram em taxas de manutenção

© REUTERS

Notícias Ao Minuto
16/03/2014 08:36 ‧ há 11 anos por Notícias Ao Minuto

Economia

Análise

Os últimos anos têm sido de crise generalizada e os bancos não fogem à regra. Com quebras nos lucros, os bancos optam por subir as comissões cobradas aos clientes com contas à ordem para fazer face ao prejuízo.

De acordo com uma análise levada a cabo pelo Jornal de Notícias e pelo Dinheiro Vivo, os bancos cobram, em média, 65 euros por ano aos titulares de contas à ordem.

Mas este valor desce para aqueles cujas contas bancárias têm valores mais elevados, podendo mesmo ficar isentos de pagar qualquer comissão.

A Caixa Geral de Depósitos e o BPI são as instituições que, segundo o Jornal de Notícias, cobram as taxas mais baixas (60 euros). Depois surge o Santander Totta que cobra 62,8 euros anuais e logo de seguida aparece o Banco Espírito Santo cujas comissões de manutenção assentam nos 63,6 euros.

O banco que mais cobra em taxas de manutenção de uma conta à ordem é mesmo o Millennium BCP (72 euros).

O facto de os bancos cobrarem mais taxas a quem tem menos dinheiro levou o Banco de Portugal a publicar uma nota sobre as boas práticas nas contas à ordem.

“O Banco de Portugal reconhece como inadequada a prática comercial de fazer variar o montante da comissão de manutenção em função de saldos médios das contas de depósito à ordem”, pode ler-se na nota a que o JN teve acesso.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10