Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

SEF integra operação da Interpol de combate ao tráfico de pessoas

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) integrou uma operação coordenada pela Interpol em 34 países, com vista ao combate ao tráfico de pessoas e imigração ilegal, que resultou em mais de 200 detidos, foi hoje anunciado.

SEF integra operação da Interpol de combate ao tráfico de pessoas
Notícias ao Minuto

14:29 - 10/12/21 por Lusa

Economia SEF

Segundo o comunicado do SEF, a operação Turquesa III -- que contou ainda com a participação da Guarda Nacional Republicana - decorreu entre 29 de novembro e 03 de dezembro e levou à identificação de mais de 10 mil imigrantes ilegais.

"A operação (...) possibilitou a realização de várias ações de combate a organizações criminosas que se dedicam ao tráfico de pessoas e à imigração ilegal, aproveitando a vulnerabilidade das vítimas em proveito próprio. Foi, ainda, possível iniciar ou, em alguns casos, avançar com investigações que já se encontravam em curso, com a finalidade de desmantelar várias grupos criminosos transnacionais", indica a nota.

Participaram nesta iniciativa mais de 100 inspetores do SEF, tendo sido controlados nos postos de fronteiras portugueses aproximadamente 110.000 passageiros e monitorizados 54 voos provenientes do Brasil com destino a Lisboa. O SEF identificou também 27 imigrantes irregulares e deteve sete cidadãos em território nacional.

As autoridades portuguesas sublinharam ainda a detenção de dois homens sobre os quais recaíam mandados de captura internacional, sendo procurados nos respetivos países de origem pelos crimes de homicídio e branqueamento de capitais.

"Realça-se, também, no âmbito de uma investigação em curso no SEF, o cumprimento de sete mandados judiciais, associadas à atividade de uma Igreja Evangélica radicada no concelho do Seixal, por suspeitas de auxílio à imigração ilegal", pode ler-se ainda no comunicado do SEF, que explica que a partir desta investigação foram identificados 27 imigrantes ilegais instalados pelos arguidos em quartos sem condições de habitabilidade.

Leia Também: Três arguidos por auxílio à imigração ilegal e falsificação em Lisboa

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório