Meteorologia

  • 30 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 14º

Produção industrial alemã sobe 2,8% em outubro face a setembro

A produção industrial alemã subiu 2,8% em outubro face ao mês anterior e caiu 0,6% face ao mesmo mês de 2020, de acordo com os dados provisórios divulgados hoje pelo instituto federal de estatística alemão (Destatis).

Produção industrial alemã sobe 2,8% em outubro face a setembro
Notícias ao Minuto

11:23 - 07/12/21 por Lusa

Economia Alemanha

Em comparação com fevereiro de 2020, o mês anterior à introdução de restrições para conter a pandemia do coronavírus, a produção em outubro foi 6,5% inferior.

Entretanto, o Destatis corrigiu os dados do declínio da produção em setembro, de 1,1% para 0,5% face a agosto e de 1,0% para 0,4% face ao mesmo mês de 2020.

No setor industrial, a produção em outubro aumentou 3,2% em relação a setembro e a produção de bens de investimento avançou 8,2%.

A produção de veículos e componentes recuperou 12,6% em outubro e a de máquinas 5,0%.

A produção de bens intermédios e de consumo diminuiu 0,4% e 0,1%, respetivamente.

Além da própria produção industrial, a produção de energia elétrica aumentou 0,9% e a atividade de construção 1,2%.

A produção industrial tem sido travada desde o início do ano por problemas de abastecimento de importantes produtos intermédios e matérias-primas, de modo que nos meses de verão foi parcialmente reduzida consideravelmente, salienta o ministério da Economia alemão num comunicado.

Os dados de outubro constituem um "lampejo de esperança numa situação económica tensa", mesmo que as perdas de produção desde o início do ano ainda não tenham sido compensadas, acrescenta.

Apesar da recuperação no fabrico de veículos e máquinas, ambos os setores têm sido afetados durante meses pela escassez, principalmente de semicondutores, de modo que a produção de veículos se mantém significativamente abaixo dos níveis pré-crise.

As perspetivas para a indústria continuam a ser moderadas, como também se refletem em vários indicadores de confiança; além disso, espera-se que os problemas de abastecimento continuem durante pelo menos vários meses.

Leia Também: Alemanha. Sociais-democratas, verdes e liberais assinam acordo de governo

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório