Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Feira Ovibeja 2022 vai debater em abril 'Como Alimentar o Planeta'

'Como Alimentar o Planeta' é o tema escolhido para a edição do próximo ano da feira agropecuária Ovibeja, que se realiza de 21 a 25 de abril, em Beja, revelou hoje a entidade organizadora.

Feira Ovibeja 2022 vai debater em abril 'Como Alimentar o Planeta'
Notícias ao Minuto

17:45 - 06/12/21 por Lusa

Economia Ovibeja

Em comunicado, a ACOS - Associação de Agricultores do Sul deu conta do tema central da 38.ª edição do certame, que se realiza, habitualmente, no Parque de Feiras e Exposições de Beja -- Manuel Castro e Brito.

O objetivo passa por "colocar em diálogo e em discussão o que está em causa quando se fala de agricultura, agricultores, sustentabilidade, soberania alimentar, biodiversidade, Política Agrícola Comum, alterações climáticas, cultura urbana e cultura rural, informação e contrainformação", justificou.

Este ano, devido à pandemia de covid-19, a Ovibeja decorreu em formato digital, mas, para 2022, a entidade organizadora disse hoje estar "a trabalhar para que a edição presencial seja uma realidade".

"Apesar de bem-sucedida em formato digital, e que se pode repetir em alguns colóquios, a Ovibeja é sinónimo de partilha, de celebração dos encontros e da amizade" e "de festa", sustentou a ACOS.

A feira é igualmente "sinónimo de inovação" e "de oportunidade comercial", significando "reflexão e reivindicação", pelo que "é feita da presença de todos", acrescentou.

Um dos destaques do certame no próximo ano, tal como em anos anteriores, vai ser o Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra -- Prémio CA Ovibeja, que vai na 11.ª edição e é realizado pela ACOS em parceria com a Casa do Azeite.

"Este concurso é sempre muito concorrido por produtores dos mais diversos pontos do globo" e "tem sido classificado como o melhor do mundo, ex-aequo com o [Prémio] Mario Solinas, do Conselho Oleícola Internacional, no ranking do World's Best Olive Oils", lembrou a organização.

A Ovibeja, apresentada como a feira que mostra 'Todo o Alentejo deste Mundo', é um certame anual organizado pela ACOS, que tem cerca de 2.000 associados e presta serviços para os setores agrícola, pecuário e florestal.

Além de a edição deste ano ter durado apenas dois dias (22 e 23 de abril) e assumido caráter digital, em 2020, a Ovibeja foi mesmo cancelada, poucos dias após o anúncio do primeiro confinamento geral destinado a travar a progressão da pandemia de covid-19.

Nessa altura, todos os eventos previstos foram cancelados, incluindo o concurso internacional de azeites virgem extra.

Leia Também: Livre tem candidatos aos três círculos eleitorais do Alentejo

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório