Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

IP vai investir 2,5 milhões na reabilitação da ponte de Fão em Esposende

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou hoje que prevê lançar no início de 2022 o concurso público para a reabilitação da ponte de Fão, sobre o Rio Cávado, em Esposende, no distrito de Braga.

IP vai investir 2,5 milhões na reabilitação da ponte de Fão em Esposende
Notícias ao Minuto

17:40 - 06/12/21 por Lusa

Economia Infraestruturas

Em comunicado, a IP acrescenta que a empreitada está avaliada em 2,5 milhões de euros, sendo o prazo de execução de um ano.

A empreitada, acrescenta, passa pela reparação e aplicação de uma nova proteção superficial em toda a estrutura metálica do tabuleiro, que incluirá também a substituição de rebites e parafusos e de algumas chapas. Inclui ainda a aplicação de um novo sistema de pintura.

Paralelamente, também será protegida a superfície imersa dos pilares e serão reparadas "outras anomalias" existentes na ponte e nas estruturas de acesso, com o alteamento do guarda-corpos metálico do passeio e substituição das guardas de segurança.

A IP lembra que, em 2020, efetuou uma intervenção corretiva nos passadiços do lado poente, tendo no final do passado mês de novembro efetuado também um conjunto de "pequenas reparações" no passadiço do sentido oposto, em zonas do pavimento metálico com corrosão mais acentuada.

A ponte de Fão, que faz a ligação entre esta freguesia e a cidade de Esposende, foi construída nos finais do século XIX (1888-1891), sendo um projeto do engenheiro Abel Maria da Costa.

Em 1986, a ponte foi classificada como imóvel de interesse público, por ser o único exemplar em Esposende da arquitetura industrial.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório