Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Covid-19: Aumento da procura faz disparar preço dos autotestes

Corrida aos testes rápidos já está a ter impacto nos preços. Contudo, o diretor-geral da APED, Gonçalo Lobo Xavier, já garantiu que a previsão é que o abastecimento destes produtos seja regularizado até terça-feira.

Covid-19: Aumento da procura faz disparar preço dos autotestes
Notícias ao Minuto

14:23 - 06/12/21 por Notícias ao Minuto

Economia Covid-19

O aumento da procura pelos autotestes nos supermercados e farmácias já está a ter efeitos no preço destes produtos, numa altura em que é difícil encontrá-los nas prateleiras. Apesar de tudo, a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) já garantiu que o abastecimento será regularizado até amanhã

O Notícias ao Minuto encontrou os autotestes em duas farmácias da região da Grande Lisboa, onde estavam a ser comercializados por cerca de cinco euros, mais caros do que na semana passada, após terem estado esgotados. É a lei da oferta e da procura. 

A SIC Notícias também dá conta de uma farmácia no Porto onde o preço de um autoteste é, agora, de cerca de quatro euros, face aos 1,50 euros que se verificavam na semana passada. 

A este propósito, o Notícias ao Minuto questionou a APED sobre se perante este aumento da procura se perspetivava um acréscimo no preço destes artigos, mas até ao momento não foi possível obter uma resposta. 

Seja como for, o diretor-geral da APED, Gonçalo Lobo Xavier, disse ao Público que a previsão é que o abastecimento seja regularizado até terça-feira: "Amanhã [segunda-feira] e terça-feira vamos receber grandes volumes de autotestes que temos estado a encomendar aos laboratórios estrangeiros que os fabricam e que estão a chegar por avião ou por via terrestre". 

Na semana passada, recorde-se, confrontada com a escassez dos autotestes nos supermercados e farmácias, a ministra da Saúde, Marta Temido, assegurou que este fim de semana haveria reposição.  

A corrida aos autotestes aconteceu desde que a Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou uma norma que permite que estes sirvam para as visitas a lares, a hospitais e para o acesso a eventos culturais ou desportivos, desde que tenham sido feitos sob a supervisão de um profissional de saúde.

Mais tarde, a ministra da Saúde esclareceu que, para que o autoteste à Covid-19 sirva para aceder a um estádio, por exemplo, ele deve ser certificado por um profissional de saúde, o que "não quer dizer que seja quem organiza os eventos".

Leia Também: Testes à Covid-19 gratuitos em Lisboa? Eis os locais onde os pode fazer

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório