Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Autotestes à Covid-19: Reabastecimento será "regularizado" até amanhã

A corrida aos autotestes aconteceu desde que a DGS atualizou uma norma que permite que estes sirvam para as visitas a lares, a hospitais e para o acesso a eventos culturais ou desportivos, desde que tenham sido feitos sob a supervisão de um profissional de saúde.

Autotestes à Covid-19: Reabastecimento será "regularizado" até amanhã
Notícias ao Minuto

08:45 - 06/12/21 por Notícias ao Minuto

Economia Autotestes

Se nos últimos dias procurou um autoteste à Covid-19 num supermercado ou farmácia e não encontrou saiba que não foi o único. O aumento da procura por este tipo de artigos, associado às novas medidas do Governo, ditou um desaparecimento dos mesmos das prateleiras, mas o reabastecimento será "regularizado" até amanhã. 

A garantia foi dada pelo diretor-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), Gonçalo Lobo Xavier, ao Público. "Amanhã [segunda-feira] e terça-feira vamos receber grandes volumes de autotestes que temos estado a encomendar aos laboratórios estrangeiros que os fabricam e que estão a chegar por avião ou por via terrestre", referiu. 

O Notícias ao Minuto questionou a APED sobre se perante este aumento da procura se perspetiva um acréscimo no preço, mas até ao momento não foi possível obter uma resposta. 

Na semana passada, recorde-se, confrontada com a escassez dos autotestes nos supermercados e farmácias, a ministra da Saúde, Marta Temido, assegurou que este fim de semana haveria reposição.  

A corrida aos autotestes aconteceu desde que a Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou uma norma que permite que estes sirvam para as visitas a lares, a hospitais e para o acesso a eventos culturais ou desportivos, desde que tenham sido feitos sob a supervisão de um profissional de saúde.

Mais tarde, a ministra da Saúde esclareceu que, para que o autoteste à Covid-19 sirva para aceder a um estádio, por exemplo, ele deve ser certificado por um profissional de saúde, o que "não quer dizer que seja quem organiza os eventos".

Leia Também: Há quatro universidades portuguesas no ranking do Financial Times


  

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório